Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2419
Título: A influência da máscara facial e o desempenho atlético em atletas e praticantes de exercício físico: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Rocha, Pedro Magno Fontenele
Palavras-chave: Exercício físico
Máscara
Máscara facial
Máscara protetora
Máscara N95
Performance atlética
Performance física
Performance
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: ROCHA, Pedro Magno Fontenele. A influência da máscara facial e o desempenho atlético em atletas e praticantes de exercício físico, Uma Revisão Integrativa da Literatura. 2021. 25f. Artigo. ( Graduação em Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: “Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o novo surto de coronavírus (COVID-19) como pandemia global (DANNY E et al., 2020).” Com isso, foram adotadas, inicialmente, intervenções não farmacológicas para tratar a SARS-CoV2, dentre elas: Isolamento social, quarentena, distanciamento social, e à utilização de máscaras faciais, para proteger a população, segundo a OMS, enquanto, as políticas públicas de saúde procuram meios eficazes para distribuir a vacina entre toda a população. O uso da máscara facial, é essencial para prevenir o contagio de doenças viras, como a COVID-19, entretanto a sua utilização afeta o desempenho atlético e pode causar desconforto durante a pratica de exercícios físicos? Objetiva-se identificar com o presente estudo se as máscaras faciais estão correlacionadas com a redução de desempenho físico e parâmetros fisiológicos, em atletas ou praticantes de exercício físico independente da sua condição de saúde. A pesquisa caracteriza-se como revisão integrativa da literatura. Participaram da pesquisa estudos que respondiam a pergunta norteadora. Para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes bases de dados eletrônicos PUBMED; SCIELO; GOOGLE ACADÊMICO; LILACS; EBSCO Host. Os principais resultados apontam que as máscaras são relacionadas com maiores valores de desconforto, estresse, ventilação pulmonar e frequência cardíaca. Conclui-se que utilização de máscaras ajuda na prevenção de doenças virais, e com relação ao desempenho atlético no exercício físico, é visto que os diferentes tipos de mascará são relacionados com a perca de permanece e aumento do estresse durante os treinos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2419
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO MAGNO FONTENELE ROCHA_TCC.pdf574,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.