Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Ronnisson Luis Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Kélcya da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:24:06Z-
dc.date.available2024-09-30T23:24:06Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationLOPES, Kélcya da Silva. O ballet como possibilidade no desenvolvimento psicomotor de crianças dos 02 ao 07 anos de idade: relato de experiência. 2021. 19f. Artigo. ( Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2395-
dc.description.abstractO período de desenvolvimento em que se encontra a pesquisa dos dois aos sete anos, declarada por Piaget como período pré-operacional. Durante o estágio pré-operatório surge o aparecimento da função simbólica e os jogos de imitações realizados pela criança, além de um entendimento da realidade distorcida dando explicações animistas frente a acontecimentos por ela vividos. Dessa forma, para o desenvolvimento, o ballet clássico enquanto atividade rítmica e expressiva, pelas possibilidades que apresenta na sua prática, mostra-se relevante para o desenvolvimento infantil, já que este potencializa a aquisição do esquema corporal ao desenvolver os fatores psicomotores durante sua execução. Nessa acepção, o trabalho trata-se de uma pesquisa com objetivo descritivo, tenho como abordagem a pesquisa qualitativa alinhada com observação participante através de um relato de experiência. Os resultados demostram que o Ballet Clássico enquanto prática apresenta muitos benefícios, a saber: cognitivos, pois desenvolve a concentração, atenção, percepção e capacidade de raciocínio; emocionais, já que eleva a autoestima e proporciona confiança e bem-estar aos praticantes; e psicomotor, ao promover o equilíbrio, a lateralização, melhor estruturação do espaço temporal e coordenação motora global. Concluiu-se que boas metodologias e estratégias de ensino são condições precípua para que o professor tenha êxito nas suas aulas. Sugere-se um atendimento personalizado aos alunos por parte dos professores de Ballet.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectBalletpt_BR
dc.titleO ballet como possibilidade no desenvolvimento psicomotor de crianças dos 02 ao 07 anos de idade: relato de experiência.pt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (L.do) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÉLCYA DA SILVA LOPES_TCC.pdf420,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.