Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2395
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Kélcya da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T23:24:06Z | - |
dc.date.available | 2024-09-30T23:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Kélcya da Silva. O ballet como possibilidade no desenvolvimento psicomotor de crianças dos 02 ao 07 anos de idade: relato de experiência. 2021. 19f. Artigo. ( Graduação em Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2395 | - |
dc.description.abstract | O período de desenvolvimento em que se encontra a pesquisa dos dois aos sete anos, declarada por Piaget como período pré-operacional. Durante o estágio pré-operatório surge o aparecimento da função simbólica e os jogos de imitações realizados pela criança, além de um entendimento da realidade distorcida dando explicações animistas frente a acontecimentos por ela vividos. Dessa forma, para o desenvolvimento, o ballet clássico enquanto atividade rítmica e expressiva, pelas possibilidades que apresenta na sua prática, mostra-se relevante para o desenvolvimento infantil, já que este potencializa a aquisição do esquema corporal ao desenvolver os fatores psicomotores durante sua execução. Nessa acepção, o trabalho trata-se de uma pesquisa com objetivo descritivo, tenho como abordagem a pesquisa qualitativa alinhada com observação participante através de um relato de experiência. Os resultados demostram que o Ballet Clássico enquanto prática apresenta muitos benefícios, a saber: cognitivos, pois desenvolve a concentração, atenção, percepção e capacidade de raciocínio; emocionais, já que eleva a autoestima e proporciona confiança e bem-estar aos praticantes; e psicomotor, ao promover o equilíbrio, a lateralização, melhor estruturação do espaço temporal e coordenação motora global. Concluiu-se que boas metodologias e estratégias de ensino são condições precípua para que o professor tenha êxito nas suas aulas. Sugere-se um atendimento personalizado aos alunos por parte dos professores de Ballet. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | pt_BR |
dc.subject | Ballet | pt_BR |
dc.title | O ballet como possibilidade no desenvolvimento psicomotor de crianças dos 02 ao 07 anos de idade: relato de experiência. | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (L.do) - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KÉLCYA DA SILVA LOPES_TCC.pdf | 420,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.