Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2349
Título: Cuidados de enfermagem em pacientes internados na unidade de terapia intensiva com covid-19: um olhar diferenciado
Autor(es): Oliveira, Luis Adriano Freitas
Martins, Ariadne Freire de Aguiar
Silva, Francisca Maria Pereira da
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Covid-19
Data do documento: 30-Nov-2021
Citação: MARTINS, Ariadne Freire de Aguiar; SILVA, Francisca Maria Pereira da. Cuidados de enfermagem em pacientes internados na unidade de terapia intensiva com covid-19: um olhar diferenciado. 2021. 45f. Artigo (Pós-graduação Enfermagem em Terapia Intensiva) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: O novo coronavírus, causador da Covid-19, doença de alta transmissibilidade e de difícil controle, com grande potencial de complicações. Frente a esse cenário as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) vem sendo destaque no tratamento de pessoas acometidas, devido a necessidade de cuidados de maior complexidade. Objetivo: Sintetizar com base em evidências científicas as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro durante os cuidados de enfermagem ao paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva com diagnóstico de Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, O levantamento dos dados foi realizado entre setembro e outubro de 2021, nas bases de dados LILACS, BDENF, indexadas na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão, foram utilizados artigos que retratavam os cuidados aos pacientes com covid-19 internados na unidade de terapia intensiva, voltada para assistência do profissional de enfermagem, na língua portuguesa, nas publicações dos últimos cinco anos. Como critérios de exclusão, foram estabelecidos artigos repetidos e provenientes de estudos realizados fora do contexto de atenção primária. Resultados :Do total de artigos 559 encontrados após o cruzamento dos descritores, apenas 12 foram selecionados para análise. O enfermeiro intensivista deve estar apto a analisar esses dados, somados à história do paciente, à avaliação dos sistemas, o exame físico, além de resultados laboratoriais e de imagem. O enfermeiro também é o responsável por aplicar escalas avaliativas (Glasgow, Braden, dentre outras), para avaliar a integridade da pele, principalmente nas regiões submetidas a pressão, utilizando curativos profiláticos para proteção dessas áreas. Caso o paciente apresentar lesões cutâneas, procurar selecionar a cobertura apropriada, priorizando as que promovem longa duração e pouca aderência à pele. Para os cuidados de sondas, drenos, cateteres e tubos traqueais indica-se a aplicação de película protetora epidérmica para, com isso, evitar o aparecimento de lesões e manter esses dispositivos bem fixos, evitando-se a tração. É possível construir através dos dados clínicos, uma rotina de cuidados instrumentados pela prescrição e norteada pelos diagnósticos de enfermagem. Considerações finais: Percebe-se que o estabelecimento de ações de cuidados, tais como: posicionar paciente em posição prona; realizar banho no leito à seco; instalar suporte de oxigênio quando necessário; preparar, administrar medicamentos utilizados para realizar IOT e auxiliar no 7 procedimento; verificar sinais vitais conforme rotina estabelecida; prevenir o aparecimento de LPP; participar do processo de cuidado no paciente que necessita de realizar hemodiálise, dentre outras ações, são de extrema importância para estabelecer a melhora e a cura do paciente acometido por covid-19.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2349
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIADNE FREIRE DE AGUIAR MARTINS e FRANCISCA MARIA PEREIRA DA SILVA_TCC.pdf366,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.