Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2348
Título: Evidências cientificas sobre os cuidados de enfermagem relacionadas a lesão por pressão por dispositivos médicos
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Araújo, Thiago Augusto
Lima, Antonia Valdiana Silva
Palavras-chave: Prevenção
Tratamento
Cuidado de enfermagem
Prática baseada em evidência
Lesão por pressão por dispositivo médico
Data do documento: 4-Dez-2021
Citação: ARAÚJO, Thiago Augusto; LIMA, Antonia Valdiana Silva. Evidências cientificas sobre os cuidados de enfermagem relacionadas a lesão por pressão por dispositivos médicos. 2021. 36f. Monografia (Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Lesões por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico (LPRDM) são feridas que vem se tornado um grande problema de saúde pública, importante causa de morbimortalidade, além do grande impacto na saúde do paciente, da família e da sociedade, e no contexto da pandemia da COVID-19, destaca-se o acometimento em profissionais de saúde. Torna-se mister, que medidas de prevenção e de tratamento sejam adotadas nos serviços que acompanham pacientes e profissionais que usam dispositivos médicos, dentre os quais destacam-se os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), dentre outros. Assim, essa pesquisa, tem como objetivo geral: Conhecer as evidencias cientificas sobre os cuidados de enfermagem relacionados à lesão por pressão por dispositivos médicos. Para isso, realizou-se uma Revisão Integrativa (RI) nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PUBMED/MEDLINE. Foram identificados 297 artigos, e destes, selecionados 14 para compor a amostra final. Diante das evidências encontradas, o presente estudo pode organizar, mediante critérios de similaridade, os assuntos em duas categorias temáticas: 1) Categoria: Cuidados para a prevenção e tratamento de LRDM em pacientes 2) Categoria: Cuidados para a prevenção e tratamento de LRDM em profissionais de saúde. Na categoria 1, destacaram os cuidados: inspeção da integridade cutânea; mudança de decúbito; posição no leito; fixação e rodízio de dispositivos assistenciais, como tubos; uso de produtos como coxins, lenços faciais, hidratante, fitas protetoras e curativos profiláticos e oclusivos, dentre outros. Enquanto que na categoria 2, abordaram-se: inspeção diária da pele, uso de produtos suaves e protetivos antes da colocação dos dispositivos médicos e EPIs, coberturas para tratamento de lesões já formadas e para proteção da pele adjacente. Concluiu-se que todas as estratégias de cuidados são efetivas na prevenção e no tratamento das LPRDM tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes, os cuidados descritos podem fornecer estratégias simples e claras sobre prevenção de riscos de danos pessoais à pele e tratamento de lesões existentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2348
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA VALDIANA SILVA LIMA THIAGO AUGUSTO ARAÚJO_TCC.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.