Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2336
Título: O cuidado farmacêutico na perspectiva do transtorno do espectro autista infantil: uma revisão integrativa.
Autor(es): Paiva, Felipe Moreira de
Fernandes, Emanuela Fontenele
Palavras-chave: autismo infantil
transtorno do espectro autista
atenção farmacêutica
assistência farmacêutica
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: FERNANDES, Emanuela Fontenele. O cuidado farmacêutico na perspectiva do transtorno do espectro autista infantil: uma revisão integrativa. 2021. 20f. Artigo. ( Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno do neurodesenvolvimento no qual os indivíduos apresentam déficits na comunicação, interação social e padrões restritos/ repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Após o diagnóstico são selecionadas as intervenções terapêuticas, quando necessário, a terapia medicamentosa é adicionada juntamente com outras intervenções. O farmacêutico pode dar o apoio necessário no uso correto da farmacoterapia, verificando dosagens, efeitos adversos ou possíveis reações decorrentes do uso de medicamentos, nesse tocante o farmacêutico pode contribuir significativamente no tratamento de crianças autistas. Considerando esses aspectos norteadores, o presente estudo tem como objetivo descrever ações farmacêuticas no cuidado do autismo através de uma revisão de literatura a fim de trazer embasamento teórico para a discussão do tema em questão. O seguinte estudo trata-se de uma revisão integrativa, na qual reúne informações relevantes extraídas da literatura científica, através da busca nas bases de dados Pub Med e Portal Regional da BVS, por meio da combinação dos descritores de saúde definidos através dos (DeSC) Descritores em Ciências da Saúde autismo: autismo infantil, transtorno do espectro autista, atenção farmacêutica, assistência farmacêutica, farmacêutico e farmácia. Encontrou-se pesquisas voltadas para a avaliação dos níveis de conhecimento e familiaridade de farmacêuticos a respeito do transtorno, identificando uma grande fragilidade por parte desses profissionais no tocante do conhecimento dos mesmo acerca do transtorno, no entanto também podemos destacar que intervenções farmacêuticas são efetivas na diminuição de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs), sendo que esse profissional pode contribuir significamente no tratamento e qualidade de vida da criança autista. Diante dos achados observamos o despreparo, principais fragilidades e desafios encontrados por esses profissionais. É interessante a criação de políticas voltadas para preparação educacional e atuação diante desse público. A seguinte revisão nos mostra o quanto a temática abordada ainda é incipiente, havendo a necessidade de um despertar por parte dos estudiosos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2336
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELA FONTENELE FERNANDES_TCC.pdf236,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.