Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2294
Título: A inefetividade do direito à beneficios assistenciais de prestação continuada no Brasil: uma análise acerca dos prejuízos da demora e do indeferimento aos necessitados de assistência financeira
Autor(es): Lima, Silvio Ulysses Sousa
Miranda, Gabriel Matos
Palavras-chave: Benefício de prestação continuada
Amparo
Indeferimento
Data do documento: 30-Nov-2022
Citação: MIRANDA, Gabriel Matos. A inefetividade do direito à beneficios assistenciais de prestação continuada no Brasil: uma análise acerca dos prejuízos da demora e do indeferimento aos necessitados de assistência financeira. 2022. 25f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente artigo traz uma análise sobre as condições econômicas no Brasil no que diz respeito a desigualdade social e pobreza com enfoque nas pessoas idosas e pessoas com deficiência que estão em situação de vulnerabilidade econômica e portanto por questões de impedimentos de natureza ambiental e de saúde não tem condições de proverem o próprio sustento, além da família não possuir condições financeiras de amparar essas pessoas, sendo necessário serem amparadas pelo benefício de prestação continuada que requer que o requerente esteja em vulnerabilidade econômica e nos casos de pessoas com deficiência requer também que a pessoa tenha uma incapacidade de longo prazo de exercer atividade laborativa, no entanto a forma atual do INSS de avaliar essas condições são desnecessariamente burocráticas ao atrelar critério de uma renda familiar fixa para definir miserabilidade, bem como carece de justiça na sua avaliação médica, uma vez que ignora os impactos sociais da deficiência, bem como só considera uma pessoa incapaz para trabalhar se a mesma tiver uma comorbidade grave de longo prazo, ignorando a soma de possíveis comorbidades leves ou moderadas que juntas podem resultar em incapacidade. O artigo ressalta a importância da Justiça para tornar viável o acesso do amparo para os requerentes que tiveram o seu processo administrativo indeferido bem como aqueles que não receberam uma resposta durante um longo período, além de ser o meio que recorrem as pessoas que tiveram o seu benefício cessado e foram obrigadas pelo INSS a restituir esse amparo que tem caráter assistencial, sendo um evidente abuso principalmente por não existir previsão legal nessa conduta.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2294
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL MATOS MIRANDA_TCC.pdf298,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.