Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2111
Título: Os principais impactos jurídicos da “uberização” nas relações de trabalho
Autor(es): Lima, Silvio Ulysses Sousa
Nascimento, Tallysson Bonifácio da Silva do
Palavras-chave: economia compartilhada
reconhecimento do vínculo empregatício
Uber
uberização
Data do documento: 30-Nov-2022
Citação: NASCIMENTO, Tallysson Bonifácio da Silva do. Os principais impactos jurídicos da “uberização” nas relações de trabalho. 2022. 21f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo o estudo acerca das características da uberização na prestação de serviço, e o reconhecimento do vínculo trabalhista para os motoristas por aplicativo. Objetiva estudar os aspectos da prestação de serviços chamada de uberização, e estabelecer um paralelo entre as características do trabalhador previsto no ordenamento jurídico pátrio e os motoristas via aplicativo. Foi adotada na elaboração deste trabalho a pesquisa explicativa, com base no método bibliográfico. Acerca da divergência entre os renomados juristas da área sobre o reconhecimento ou não do vínculo empregatício, em conclusão, visualizou-se que existe sim a subordinação jurídica no qual o motorista da plataforma digital submete-se quando se vincula ao aplicativo da empresa Uber, neste caso cabendo o reconhecimento do vínculo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2111
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALLYSSON BONIFÁCIO DA SILVA DO NASCIMENTO_TCC.pdf515,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.