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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Belmino, Webster Guerreiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Marina Almeida | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Creuzilene Lima do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-14T19:50:43Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14T19:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marina Almeida; OLIVEIRA, Creuzilene Lima do Nascimento. As contribuições da contação de história na educação infantil. 2023. 29f. Artigo (Graduação em Pedagogia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1529 | - |
dc.description.abstract | A contação de histórias pode ser utilizada como um recurso para ensinar e mediar conhecimentos, valores e cultura. Essa prática pedagógica pode ser aplicada em diferentes contextos educacionais, e na educação infantil, em especial, ela tem se mostrado uma forma lúdica e eficaz de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Contar histórias permite que as crianças se envolvam emocionalmente com os personagens e as situações narradas, favorecendo a sua imaginação e criatividade, além de incentivar a escuta ativa e o interesse pelo conhecimento. A contação de histórias é um recurso que pode ser utilizado tanto na sala de aula ou fora dela, em toda ás vivências curriculares da educação infantil e também eventos comemorativos, e pode ser adaptado às diferentes idades, interesses e necessidades dos alunos. Este estudo tem como objetivo discutir a importância da contação de história no desenvolvimento de ensino-aprendizagem na educação infantil. Para a coleta de dados, foram selecionados onze estudos nas plataformas do Google Acadêmico e do Scielo, utilizando os descritores: Contação de História; Ensino-Aprendizado; Educação Infantil; Trabalho Docente. A fundamentação teórica é embasada nos autores Abramovich (1993), Faria (2010) e Busatto (2006). Os resultados indicam que a contação de histórias pode contribuir para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos, desde que a ação do professor seja planejada e organizada. No entanto, falta de infraestrutura, qualificação profissional dos docentes e recursos humanos e financeiros limitados prejudicam a utilização desta técnica de forma eficaz na qualidade do ensino na educação infantil. Conclui-se que a contação de histórias é uma prática relativamente comum nas escolas de educação infantil, mas é necessário maior investimento para torná-la mais eficiente e promover a melhoria da qualidade do ensino. Este estudo não encerra a discussão e sugere a realização de novas pesquisas e projetos pedagógicos para aprimorar a utilização da contação de histórias na educação infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | As contribuições da contação de história na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CREUZILENE LIMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA MARINA ALMEIDA LIMA_TCC.pdf | 435,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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