Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOlegario, Natalia Bitar da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Aline Rodrigues de-
dc.contributor.authorMalveira, Cintia Costa-
dc.date.accessioned2025-05-02T18:10:25Z-
dc.date.available2025-05-02T18:10:25Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Aline Rodrigues de; MALVEIRA, Cintia Costa. Criação de tecnologia educativa tipo cartilha para técnicas de investigação e manejo da dor em unidades de terapia neonatal. 2024. 24f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2763-
dc.description.abstractIntrodução: O manejo da dor em pacientes críticos neonatais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) representa um desafio significativo para os profissionais de saúde, dado que os recém-nascidos, embora capazes de processar estímulos dolorosos, não possuem meios convencionais de comunicação da dor. A exposição frequente a procedimentos dolorosos sem intervenções adequadas durante a hospitalização inicial é reconhecida como um fator de risco para impactos negativos no neurodesenvolvimento e no comportamento, tanto a curto quanto a longo prazo. Isso ressalta a complexidade envolvida na avaliação da dor em neonatos, devido à subjetividade dessa experiência e à carência de instrumentos de avaliação confiáveis. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educativa tipo cartilha sobre técnicas de investigação e manejo da dor em unidades de terapia neonatal. Métodos: Trata-se de estudo com abordagem metodológica que teve início com uma revisão de literatura a fim de criar a base teórica da cartilha educativa acerca das ferramentas de avaliação e manejo da dor em pacientes críticos neonatais. A construção dessa ferramenta educativa se configura como uma proposta para promover um atendimento neonatal de qualidade e trazer mais segurança e conhecimento aos profissionais da área. Conclusão: Dessa maneira, visa a apoiar e contribuir nas práticas de cuidado neonatal diárias de fisioterapeutas e equipe multidisciplinar. As estratégias educativas apresentadas são fundamentais para garantir que os profissionais possam avaliar e gerenciar a dor neonatal de maneira mais precisa e sensível.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDor neonatalpt_BR
dc.subjectManejo e Avaliação da dorpt_BR
dc.subjectCartilha educativapt_BR
dc.titleCriação de tecnologia educativa tipo cartilha para técnicas de investigação e manejo da dor em unidades de terapia neonatalpt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTIA COSTA MALVEIRA E ALINE RODRIGUES DE ALBUQUERQUE - TCC.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.