Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2736
Título: Esporotricose felina no município de Mossoró – Rio Grande do Norte: um relato de caso
Autor(es): Santos, Glauco Jonas Lemos
Assunção, Priscila Bezerra
Freire, Newlieth Maria Coelho
Palavras-chave: Sporothrix sp
zoonose
itraconazol
Data do documento: 15-Jun-2024
Citação: ASSUNÇÃO, Priscila Bezerra; FREIRE, Newlieth Maria Coelho. Esporotricose felina no município de Mossoró – Rio Grande do Norte: um relato de caso. 2024. 19f. Artigo (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2024.
Resumo: As doenças micóticas, particularmente as causadas por fungos dimórficos como o Sporothrix sp., são consideradas uma ameaça emergente para diversas espécies de animais. A zoonose esporotricose tem distribuição mundial, mais prevalente em regiões quentes de clima tropical e subtropical. Este relato tem como propósito descrever um caso de esporotricose felina na cidade de Mossoró - Rio Grande do Norte. Um felino, fêmea, castrada, sem raça definida, com 10 anos de idade, apresentava tosse e espirros frequentes, além de edema, eritema e sangramento no focinho, o qual evoluiu para uma úlcera. O diagnóstico para esporotricose foi feito através de exame citopatológico (imprint). Foi receitado Itraconazol 24 mg/kg ao dia. Após 20 dias houve piora da lesão. Ajustou-se a dose para 100 mg ao dia por 3 meses. Este caso destaca a importância do diagnóstico precoce e da adesão rigorosa ao protocolo terapêutico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2736
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEWLIETH MARIA COELHO FREIRE E PRISCILA BEZERRA ASSUNÇÃO - TCC.pdf322,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.