Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2602
Título: Análise dos indicadores financeiros das empresas do segmento de carnes e derivados, listadas na B3
Autor(es): Xavier, Aline da Rocha
Oliveira, Jessilene da Silva
Palavras-chave: Análise financeira
Contabilidade
Demonstrações contábeis
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: OLIVEIRA, Jessilene da Silva. Análise dos indicadores financeiros das empresas do segmento de carnes e derivados, listadas na B3. 2021. 20f. Artigo. ( Graduação em Ciência Contábeis ) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: A análise das demonstrações financeiras tem uma grande importância para a contabilidade e gestão da empresa, pois auxilia nas decisões dos usuários internos e externos. O objetivo do presente estudo é analisar a situação e evolução financeira das empresas do segmento de carnes e derivados, listadas na B3. A questão problema desta pesquisa é identificar como evoluíram financeiramente as empresas do segmento de carnes e derivados, listadas na B3, nos últimos três anos. Foi realizada uma pesquisa descritiva com natureza quantitativa. Quanto aos procedimentos foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Os indicadores utilizados para analisar a evolução das empresas foram: os de liquidez, endividamento e rentabilidade e os dados das demonstrações contábeis foram extraídos do site da B3. Quanto aos índices de liquidez, a empresa EXCELSIOR teve regressão na liquidez seca e corrente, contudo, é uma das que possuem índices mais altos, chegando a 2,61 na liquidez geral. MINERVA teve evolução e JBS e MARFRIG obtiveram variação negativa na liquidez seca e corrente e positiva na geral. As empresas MARFRIG e MINERVA possuem alto endividamento geral chegando a 102%, JBS e EXCELSIOR possuem baixo endividamento geral. Já na composição do endividamento as empresas JBS, MARFRIG e MINERVA possuem baixos índices e somente EXCELSIOR possui altos índices entre 2018 a 2020. Quanto aos índices de rentabilidade, a empresa EXCELSIOR teve um maior retorno sobre ativo, sobre investimento e margem liquida. A empresa JBS teve variação negativa e a empresa MARFRIG obteve evolução no retorno sobre ativo e margem líquida e negativa no retorno sobre investimentos. A empresa MINERVA obteve considerável aumento nos índices de rentabilidade, em 2018 foi negativo e em 2020 teve uma grande evolução.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2602
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSILENE DA SILVA OLIVEIRA_TCC.pdf644,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.