Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2537
Título: Cordel sobre violência obstétrica: orientações para a gestante e sua rede de apoio
Autor(es): Oliveira, Francisco Ariclene
Silva, Ingrid de Sousa da
Sousa, Halexia de Fatima Ferreira de
Palavras-chave: Redes de apoio social
Rede familiar
Violência obstétrica
Tecnologia educacional
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: SILVA, Ingrid de Sousa da; SOUSA, Halexia de Fatima Ferreira de. Cordel sobre violência obstétrica: orientações para a gestante e sua rede de apoio. 2022. 24f. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A assistência ao parto modificou-se ao longo dos anos, inicialmente considerado um evento natural e fisiológico, passou a se caracterizar pela submissão da parturiente aos profissionais que interferem diretamente neste processo, ameaçando a autonomia e protagonismo das mulheres através da realização de intervenções desnecessárias, também conhecidas por violência obstétrica (VO). A VO pode ser caracterizada como apropriação do corpo feminino e dos processos reprodutivos pelos profissionais, podendo ocorrer de maneira verbal, física e psicológica. Pensando na importância do tema, as autoras optaram por produzir uma tecnologia educativa para disseminar consciência sobre este tipo de violência. Objetivou-se neste trabalho construir um cordel sobre violência obstétrica com foco na orientação da gestante e sua rede de apoio. Trata-se de um estudo metodológico dividido em levantamento de dados, leitura de artigos e seleção de conteúdos para a construção da literatura de cordel. Após vasta pesquisa bibliográfica definiu-se os temas a serem abordados no cordel, desenvolvidos através de rimas, que são características dessa literatura. Posteriormente, foram selecionadas as imagens internas da literatura e da capa. O layout do cordel foi elaborado com o auxílio de vídeos pensando na acessibilidade como ponto chave do corpo do texto. Ademais, foi produzido pelas autoras um cordel de título “Violência obstétrica, vamos aprender?”. com oito páginas, capa e contracapa, contendo 24 estrofes com seis versos cada. O estudo desenvolvido possibilitou o conhecimento, a reflexão e o pensamento crítico sobre o tema, além de enfatizar a relevância da utilização de tecnologias educativas para o processo de ensino-aprendizagem em educação em saúde.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2537
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HALEXIA DE FATIMA FERREIRA DE SOUSA INGRID DE SOUSA DA SILVA_TCC.pdf506,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.