Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2492
Título: Impactos físicos e emocionais enfrentados por trabalhadores de telemarketing: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Freitas, Edwirges Danielle Sousa
Moura, Layana Caroline Ferreira
Palavras-chave: Call centers
Telemarketing
Fisioterapia
Tratamento conservador
Dor
Angústia psicológica
Lesão por esforço repetitivo
Data do documento: 1-Dez-2022
Citação: FREITAS, Edwirges Danielle Sousa; MOURA, Layana Caroline Ferreira. Gestão do fluxo de caixa: estudo no setor de comércio eletrônico em Fortaleza – CE. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O atendente de telemarketing está sujeito a diversos riscos ergonômicos, principalmente relacionado aos distúrbios osteomusculares. Quando instalados, repercutem diretamente sobre a qualidade de vida, funcionalidade e independência do indivíduo, o que mostra a acentuada vulnerabilidade deste grupo de trabalho. Estudos apontam que as principais causas de afastamento destes trabalhadores envolvem crises nervosas, alterações no humor, isolamento, insônia, angústia, sintomas de LER/DORT e diminuição na qualidade de vida. O sofrimento psicológico aliado aos distúrbios, dor ou incapacidade gerada pela DORT podem repercutir em piora do estado de saúde do trabalhador. O objetivo desta revisão foi analisar o impacto de distúrbios físicos e emocionais vivenciados por operadores de telemarketing durante a jornada de trabalho, bem como, o papel da Fisioterapia na promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação. Foi realizada uma revisão integrativa, durante os meses de Julho a Setembro de 2022, utilizando os descritores e suas combinações: Call Centers; Telemarketing; Fisioterapia; Tratamento conservador; Dor; Angústia psicológica e Lesão por Esforço Repetitivo. As bases de dados eletrônicas usadas para buscas foram a Pubmed, Scielo e Pedro. Os critérios de elegibilidade tratou-se de artigos publicados nos últimos 10 anos, em português, inglês ou espanhol, que estivessem disponibilizados na íntegra de forma gratuita. Foram incluídos para esta revisão 5 artigos, que tratavam dos aspectos emocionais e lesõespor esforço repetitivo em atendentes de telemarketing. O Fisioterapeuta atua principalmente no âmbito primário, realizando avaliação do ambiente laboral de forma a identificar precocemente variáveis que possam predispor a estes distúrbios. Apesar da saúde do trabalhador do operador de telemarketing causar impacto nos gastos relacionados aos sistemas de saúde e absenteísmo profissional de pessoas jovens em idade produtiva, as evidências relacionadas ao tratamento e prevenção destes agravos ainda são poucas. Faz-se necessário mais estudos acerca da temática, para que possamos promover qualidade de vida e diminuir as chances de lesões ou afastamentos destes trabalhadores.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2492
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDWIRGES DANIELLE SOUSA FREITAS LAYANA CAROLINE FERREIRA MOURA_TCC.pdf350,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.