Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2490
Título: Análise da eficácia da fisioterapia aquática em pacientes idosos na melhora da qualidade de vida: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Aguiar, Italo Barros de
Franco, Beatriz Soares de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia
Hidroterapia
Qualidade de vida
Idoso
Data do documento: 1-Dez-2022
Citação: AGUIAR, Italo Barros de; FRANCO, Beatriz Soares de Souza. Análise da eficácia da fisioterapia aquática em pacientes idosos na melhora da qualidade de vida: revisão integrativa. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A velhice é uma fase natural da vida onde ocorre a perda de funções múltiplas devido ao avanço da idade. Tais modificações afetam diretamente nas funções motoras e sensitivas impactando na qualidade de vida, que é definida como um conceito multidimensional que abrange a manutenção da saúde em aspectos físicos, psíquicos, espirituais e sociais. A atividade física para o idoso torna-se favorável em proporcionar efeitos orgânicos benéficos, incluindo bem-estar, preservação da independência, a prevenção, o tratamento de doenças e a diminuição de patologias crônicas. A fisioterapia aquática apresenta-se como recurso de atividade física através da utilização de propriedades físicas da água, beneficiando assim a saúde em geral do idoso. Este trabalho tem como objetivo retratar se a aplicabilidade da fisioterapia aquática melhora a qualidade de vida do idoso. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa, sua elaboração se deu pela questão de pesquisa através da estratégia PICO e realizada nas bases de dados BVS, Ebsco Host e diretório de revista Scielo por meio dos descritores: Fisioterapia, Hidroterapia, Qualidade de Vida e Idoso, ocorrendo no período de outubro e novembro de 2022. A busca totalizou 135 artigos inicialmente, seguida por análise minuciosa, resultaram em 5 artigos que contemplavam o objetivo da pesquisa. Os estudos selecionados apresentaram resultados significativos e eficazes que enfatizaram a importância do tratamento de exercícios aquáticos, proporcionando a melhora da capacidade funcional, preservando a cognição, aumento de força muscular, redução do quadro álgico, contribuindo na autonomia e qualidade de vida de idosos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2490
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ SOARES DE SOUZA FRANCO ITALO BARROS DE AGUIAR_TCC.pdf278,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.