Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2488
Título: Orientações ergonômicas na prevenção de doenças ocupacionais em domésticas
Autor(es): Vitoriano, Natalia Aguiar Moraes
Almeida, Anakira Suiane Lopes de
Xavier, Amanda Brena de Souza
Palavras-chave: Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho
Educação em saúde
Ergonomia
Data do documento: 1-Dez-2022
Citação: ALMEIDA, Anakira Suiane Lopes de; XAVIER, Amanda Brena de Souza. Orientações ergonômicas na prevenção de doenças ocupacionais em domésticas. 2022. 31f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: O Trabalho Doméstico (TD) ainda é considerado uma atividade predominantemente feminina que sofre pela incidência de Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER-DORT), devido aos riscos ergonômicos qualificados pela dinâmica e rapidez, além da força física e levantamento de peso nas quais as trabalhadoras estão expostas. A adaptação dos postos de trabalho, a adoção de posicionamentos mais funcionais e menos agressivos, e a educação em saúde são exemplos de estratégias preventivas de doenças ocupacionais. O fisioterapeuta do trabalho atua na prevenção e na recuperação de lesões decorrentes de atividades laborais. As cartilhas educativas surgem como um instrumento facilitador no processo de aprendizado fornecendo informações capazes de conscientizar a população e influenciar nas tomadas de decisões do cotidiano que refletem no processo de saúde-doença. Há uma escassez na literatura que relaciona LER-DORT ao TD apesar da categoria apresentar um número expressivo e ter uma forte influência tanto na sociedade quanto na economia. Diante disso verificou-se a necessidade da elaboração de uma cartilha educativa com orientações ergonômicas voltadas para o TD. Metodologia: Estudo metodológico de desenvolvimento tecnológico que teve a finalidade de produzir uma cartilha educativa com orientações ergonômicas e exercícios preventivos no alívio das queixas ocupacionais durante a atividade doméstica, sendo desenvolvida em 4 fases: Embasamento bibliográfico; Seleção do layout; Diagramação e Construção da cartilha. Resultados e Discussão: A construção da cartilha educativa contemplou 15 páginas sendo subdivididas nos tópicos: Capa da cartilha; Apresentação da cartilha; Atividades domésticas; Alongamentos e exercícios; Apresentação das autoras e ilustradora e Referências bibliográficas. A cartilha educativa proporciona à categoria de trabalhadoras domésticas uma ferramenta acessível, clara, objetiva e dinâmica na prevenção de LER-DORT assim como na minimização de riscos ergonômicos inerentes à atividade ocupacional. Considerações finais: A cartilha compreende um importante fator na educação em saúde na prevenção de risco ergonômicos. A escassez de estudos voltados para a temática do TD é um agente que contribui para os riscos ocupacionais para a classe.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2488
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA BRENA DE SOUZA XAVIER ANAKIRA SUIANE LOPES DE ALMEIDA_TCC.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.