Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2304
Título: Labeling approach ou teoria do etiquetamento e a reincidência criminal no direito penal brasileiro
Autor(es): Teofilo, Carlos Teixeira
Catunda, Lillian Mota
Palavras-chave: Direito
Criminologia
Etiquetamento
Reincidência criminal
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: CATUNDA, Lillian Mota. Labeling approach ou teoria do etiquetamento e a reincidência criminal no direito penal brasileiro. 2022. 24f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A pesquisa apresentou um estudo sobre criminologia e direito, acerca do labeling approach, ou teoria do etiquetamento e a ligação da estigmatização do egresso na reincidência criminal, partindo da premissa de que o ex-apenado sofre preconceito por sua condição regressa. Para tanto, o presente artigo teve como finalidade analisar a reincidência criminal a luz da teoria etiquetamento ou labelling approach. Para tanto, teve que comprovar mais especificamente os detalhes sobre a referida teoria, abordando conceitos e o surgimento da ciência que a estuda (criminologia) tratando do que seria essa rotulação ou estigmatização criminal do homem delinquente na sociedade e depois, discernir qual a ligação disso com o aumento da violência delitiva no Brasil, tratando especificamente sobre o fenômeno processual penal da reincidência e por fim, apresentando as causas desse fenômeno. Foi concluído que as principais causas da reincidência criminal são o descumprimento da LEP e o descaso com os direitos humanos fundamentais no sistema prisional, ambas podem resultar no etiquetamento que funciona como uma etapa anterior à reincidência criminal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2304
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LILLIAN MOTA CATUNDA_TCC.pdf474,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.