Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2283
Título: A (in) eficácia da ação de exigir contas para fiscalizar a administração dos recursos de pensão alimentícia
Autor(es): Rabelo, Janaina da Silva
Alencar, Isabelle Rodrigues de
Palavras-chave: Pensão alimentícia
Ação de exigir contas
Poder familiar
Data do documento: 2-Dez-2022
Citação: ALENCAR, Isabelle Rodrigues de. A (in) eficácia da ação de exigir contas para fiscalizar a administração dos recursos de pensão alimentícia. 2022. 25f. Artigo (Graduação em Direito) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a (In) eficácia da ação de exigir contas para fiscalizar a administração dos recursos da pensão alimentícia. Diante disso, buscar- se-á analisar a eficácia ou ineficácia em relação a ação de exigir contas perante o genitor (a), parente ou companheiro que necessitam de alimentos para sobreviverem de forma digna e igualitária. Outro ponto a ser debatido será da administração dos valores ofertados que estão sendo designados de forma correta ou não para a sobrevivência do alimentado, e como está sendo revertido em cuidados com a criança/adolescente. No ordenamento jurídico brasileiro é possível a cobrança de alimentos do genitor ou da genitora que tenham condições para que seus filhos possam sobreviver de forma decente com uma alimentação, vestuário e educação, por exemplo. No entanto, esse valor será de acordo com a necessidade do alimentado e com o valor em que o alimentante possa contribuir em relação ao salário em que ganha. Nota-se que apenas o alimentante envia o dinheiro referente a pensão, porém não se sabe para onde está indo e como está sendo distribuído. Nesse contexto, é necessário que haja maiores entendimentos e aprofundamentos em relação a tal tema, investigando quais os prováveis motivos dessa ação não estar efetivada no ordenamento jurídico e suas causas. Dessa forma, analisar-se-á se no caso poderá ocorrer uma intervenção na administração dos gastos e no âmbito do poder familiar, caso o genitor esteja distribuindo de forma errônea, quais serão as consequências administrativas/jurídicas. O trabalho foi fundamentado no método dedutivo, bibliográfico e qualitativo com base na literatura jurídica, como doutrinas e artigos científicos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2283
Aparece nas coleções:Direito Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABELLE RODRIGUES DE ALENCAR_TCC.pdf646,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.