Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/939
Título: Análise de interações medicamentosas em pacientes idosos hipertensos atendidos numa farmácia comunitária na cidade de Fortaleza, Ceará
Autor(es): Silveira, Patricia Fernandes da
Cavalcante, Virginia Coelho
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Anti-hipertensivos
Idoso
Interação medicamentosa
Data do documento: 29-Nov-2019
Citação: CAVALCANTE, Virginia Coelho. Análise de interações medicamentosas em pacientes idosos hipertensos atendidos numa farmácia comunitária na cidade de Fortaleza, Ceará. 2019. 29f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2019.
Resumo: A hipertensão arterial é uma condição clínica que tem como característica os elevados níveis de pressão arterial, acometendo principalmente o idoso. A maioria desses pacientes hipertensos faz uso de no mínimo, dois fármacos para o tratamento de hipertensão, possibilitando o risco de interação medicamentosa. A interação medicamentosa acontece quando um fármaco é modificado na presença de outro, como também na presença de alimentos, bebidas, agentes químicos ou ambientais. O presente trabalho objetivou fazer um estudo sobre as interações medicamentosas com anti-hipertensivos em clientes idosos atendidos em uma farmácia comunitária localizada em um bairro da periferia de Fortaleza, que faziam uso de pelo menos 2 medicamentos anti-hipertensivos. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e observacional com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta dos dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2019, através de entrevista com preenchimento de formulário semiestruturado. Foram coletados dados como uso de medicamentos, tempo de tratamento, automedicação, supostas reações adversas a medicamentos e consulta médica nos últimos 6 meses. Os dados foram organizados em gráficos e tabelas e as interações analisadas em bancos de dados como Medscape®, Drugs Interactions e Micromedex® e classificadas quanto a sua gravidade. Foram coletadas e analisadas 140 fichas. Média de 3,9 medicamentos por idoso. O gênero feminino (67%) foi mais frequente assim como a idade de 60-70 anos. Em relação à polifarmácia, 14,3% dos indivíduos utilizavam 5 ou mais medicamentos. 17,95% das interações foram consideradas leves, 76,92% moderadas e 5,13%, graves. Dentre as graves, 2,43%, foi a dos Bloqueadores dos canais de cálcio com as estatinas, representados pelo anlodipino e sinvastatina. 65% praticavam automedicação e 56% não haviam consultado o médico nos últimos 6 meses. Diante desse cenário o profissional farmacêutico tem um papel fundamental para ajudar a diminuir riscos à saúde e segurança do paciente, mais também na melhora da farmacoterapia, além de frisar sobre a importância do uso racional de medicamentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/939
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGÍNIA COELHO CAVALCANTE TCC.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.