Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/789
Título: O uso da ozonioterapia no tratamento de reparo tecidual: revisão de literatura
Autor(es): Alves, Mirtes Aparecida
Simoes, Amanda Victor
Bastos, Mona Lisa Pontes da Fontoura
Palavras-chave: Enfermagem
Ozonioterapia
Reparo tecidual
Data do documento: 19-Jan-2021
Citação: SIMÕES, Amanda Victor; BASTOS, Mona Lisa Pontes da Fontoura. O uso da ozonioterapia no tratamento de reparo tecidual: revisão de literatura. 2021. 11f. Artigo (Especialização em Dermoestética) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Dentre os possíveis tratamentos de feridas, um deles é o uso terapêutico do ozônio, que ainda não foi bem discutido e divulgado. O objetivo desta revisão é verificar se o uso desse tratamento de ozonioterapia em ferimentos é benéfico. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão exploratória da literatura. As bases de dados utilizadas são SCIELO e Google Scholar. O ozônio é um gás que existe naturalmente na atmosfera, é composto por três átomos de oxigênio (O3), é incolor e tem odor em condições normais. Característica óbvia. Com base em seu mecanismo de morte microbiana por oxidação da membrana celular, suas propriedades fungicidas e bactericidas comprovam a racionalidade de seu uso terapêutico. Portanto, no Brasil, o uso terapêutico do ozônio ainda é muito baixo, havendo poucos estudos sobre o ozônio para o tratamento de feridas, porém, as evidências existentes mostram os benefícios em relação a outras tecnologias.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/789
Aparece nas coleções:Dermoestética Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA VICTOR SIMÕES e MONA LISA PONTES DA FONTOURA BASTOS_TCC.pdf155,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.