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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/694
Título: | Criação e validação de cartilha educativa para pacientes com DPOC pós alta de reabilitação pulmonar |
Autor(es): | Olegario, Natalia Bitar da Cunha Rodrigues, Antonia Thais dos Anjos Moreira, Luana de Souza |
Palavras-chave: | Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC Serviços de reabilitação pulmonar Educação em saúde |
Data do documento: | 10-Dez-2020 |
Citação: | RODRIGUES, Antonia Thais dos Anjos; MOREIRA, Luana de Souza. Criação e validação de cartilha educativa para pacientes com DPOC pós alta de reabilitação pulmonar. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A Reabilitação Pulmonar (RP) é considera o padrão ouro no tratamento de pacientes com DPOC. Entretanto, esses indivíduos apresentam um declínio nos benefícios adquiridos pela RP devido a inatividade pós-alta. O objetivo desse estudo é descrever a criação de uma cartilha educativa para pacientes com DPOC, pós alta de reabilitação pulmonar. Trata-se de um estudo com abordagem metodológica, na qual foram selecionados tópicos importantes que envolvem a educação e a prescrição de exercícios domiciliares para pacientes com DPOC. Optou-se por inserir fotos para facilitar a compreensão das informações apresentadas em texto e um Qr Code a fim de tornar a cartilha mais acessível ao leitor para acessar as informações em forma de vídeo. Foi idealizada, ainda a criação de uma ferramenta de comunicação, por meio de correio eletrônico. Essa ferramenta dá acesso ao leitor com as pesquisadoras, assim os pacientes poderão esclarecer dúvidas e enviar feedbacks em relação ao conteúdo da cartilha. Na literatura, não foi encontrada nenhuma cartilha com este fim, apesar de estar clara a importância da manutenção do treinamento físico. Por isso, uma tecnologia educativa é um recurso facilitador para o aprendizado, tendo como objetivo apoiar o processo de ensino-aprendizagem e de promoção da saúde A utilização de palavras que fazem parte do cotidiano do leitor, o não uso de termos técnicos e científicos na construção da linguagem e a utilização de ilustrações que representem o conteúdo foram usadas como estratégias chamativas na adesão da tecnologia educativa, o que pode converter a cartilha em uma ferramenta de manutenção dos benefícios. Sendo assim, esse recurso visa contribuir nas práticas de autocuidado dos pacientes, no entanto, ressalta-se a importância da validação da cartilha. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/694 |
Aparece nas coleções: | Fisioterapia Centro - Artigos |
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