Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/258
Título: Uso da entropia como ferramenta de leitura de séries temporais não-estacionárias ligadas ao comportamento motor: uma revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Bruno Nobre
Chaves, Denis Leite
Palavras-chave: Complexidade
Entropia
Séries temporais
Controle motor
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: CHAVES, Denis Leite. Uso da entropia como ferramenta de leitura de séries temporais não-estacionárias ligadas ao comportamento motor: uma revisão sistemática. 2020. 25f. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A atividade muscular pode ser visualizada em ferramentas que permitem visualizar e quantificar as respostas neuromusculares através de variáveis especificas. A oscilação presente nos dados obtidos nessas ferramentas revela um caráter não estacionário que pode, e deve, ser alvo de pesquisas. Esta revisão tem como objetivo reunir e discutir registros existentes na literatura da utilização de leituras entrópicas dos dados coletados de variáveis do comportamento motor como medidas de estabilidade e complexidade do mesmo. A busca foi realizada na base de dados PubMed a partir da combinação descritores que, por sua vez, foram organizados visando maior abrangência dos resultados obtidos na busca. Dentre os tipos de entropia encontrados, o mais recorrente foi a entropia de amostra (SampEn), presente em 55,5% dos estudos. A entropia de Shannon e Entropia Multiescala utilizadas em 33,3% dos estudos, aparecem logo em seguida. Já a Entropia Aproximada, presente em 22,2% dos artigos, esteve à frente apenas da Entropia de Renyi e a Entropia de Análise de Quantificação de Recorrência que, por sua vez, foram encontradas em apenas 11,1% dos trabalhos. Todos os artigos utilizaram, além da leitura entrópica, ferramentas estatísticas de correlação, análise de variância, regressão e dispersão. A escolha do método entrópico a ser utilizado deve, além de ser coerente com o tipo de informação que se almeja alcançar, considerar características como o comprimento dos dados e o ruído das séries temporais. As pesquisas indicam que as leituras não lineares possuem propriedades que possibilitam visualização da dependência escalar e temporal dos dados.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/258
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENIS LEITE CHAVES_TCC.pdf433,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.