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dc.contributor.advisorBrito, Marcella Mourao dept_BR
dc.contributor.authorForte, Francisca Eliane Santos-
dc.date.accessioned2024-08-28T19:39:45Z-
dc.date.available2024-08-28T19:39:45Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationFORTE, Francisca Eliane Santos. A mediação de conflitos no ambiente escolar: desenvolvendo as competências socioemocionais para o fortalecimento da cidadania. 2022. 35f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2237-
dc.description.abstractO presente trabalho compreende um estudo acerca da mediação de conflitos no ambiente escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais para o fortalecimento da Cidadania. Dessa maneira, discorre sobre a importância da promoção da cultura de paz na escolar por meio de ações, como a valorização do diálogo, da comunicação não violenta, bem como agir com prudência no tocante à má gestão dos impasses, em sua preciosa dimensão de dignidade enquanto condição indispensável para a concretização do Estado Democrático de Direito, que priorize a garantia dos direitos humanos com o intuito de reduzir os índices de crianças e de adolescentes que se evadem da escola, marginalizam-se e, até, cumprem medidas socioeducativas. No que pertine à metodologia adotada, esta se deu por meio de pesquisa qualitativa, objetivando se aprofundar na realidade específica, em que a pesquisa foi intitulada como um estudo de caso, baseando-se na observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes, a fim de captar as explicações e as interpretações que ocorram naquela realidade. A coleta de dados se deu por meio de questionário, a ser preenchido através do google formulário, em caráter amostral. Constatou-se que é de suma importância a busca de um método de resolução de conflitos e como torná-lo eficaz, desenvolvendo ainda as competências socioemocionais desde cedo, com os estudantes no ambiente escolar. Percebe-se, ademais, a necessidade de se investir em políticas públicas que contribuam para que as relações sociais nas escolas aconteçam de maneira saudável, bem como a relevância de se dispor de uma equipe capacitada, que dialogue, previna e realize a mediação dos conflitos. Nesta pesquisa, verificou-se que é responsabilidade do Estado a criação de políticas públicas que fomentem a mediação escolar e que as secretarias municipais devem possuir um olhar preventivo, zelando, respeitando e garantindo que as crianças e adolescentes estejam na escola e sejam formados para exercerem a cidadania.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectMediação de conflitospt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA mediação de conflitos no ambiente escolar: desenvolvendo as competências socioemocionais para o fortalecimento da cidadaniapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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