Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2237
Título: A mediação de conflitos no ambiente escolar: desenvolvendo as competências socioemocionais para o fortalecimento da cidadania
Autor(es): Brito, Marcella Mourao de
Forte, Francisca Eliane Santos
Palavras-chave: Relações sociais
Ambiente escolar
Mediação de conflitos
Competências socioemocionais
Cidadania
Data do documento: 15-Jun-2022
Citação: FORTE, Francisca Eliane Santos. A mediação de conflitos no ambiente escolar: desenvolvendo as competências socioemocionais para o fortalecimento da cidadania. 2022. 35f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Maracanaú, 2022.
Resumo: O presente trabalho compreende um estudo acerca da mediação de conflitos no ambiente escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais para o fortalecimento da Cidadania. Dessa maneira, discorre sobre a importância da promoção da cultura de paz na escolar por meio de ações, como a valorização do diálogo, da comunicação não violenta, bem como agir com prudência no tocante à má gestão dos impasses, em sua preciosa dimensão de dignidade enquanto condição indispensável para a concretização do Estado Democrático de Direito, que priorize a garantia dos direitos humanos com o intuito de reduzir os índices de crianças e de adolescentes que se evadem da escola, marginalizam-se e, até, cumprem medidas socioeducativas. No que pertine à metodologia adotada, esta se deu por meio de pesquisa qualitativa, objetivando se aprofundar na realidade específica, em que a pesquisa foi intitulada como um estudo de caso, baseando-se na observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes, a fim de captar as explicações e as interpretações que ocorram naquela realidade. A coleta de dados se deu por meio de questionário, a ser preenchido através do google formulário, em caráter amostral. Constatou-se que é de suma importância a busca de um método de resolução de conflitos e como torná-lo eficaz, desenvolvendo ainda as competências socioemocionais desde cedo, com os estudantes no ambiente escolar. Percebe-se, ademais, a necessidade de se investir em políticas públicas que contribuam para que as relações sociais nas escolas aconteçam de maneira saudável, bem como a relevância de se dispor de uma equipe capacitada, que dialogue, previna e realize a mediação dos conflitos. Nesta pesquisa, verificou-se que é responsabilidade do Estado a criação de políticas públicas que fomentem a mediação escolar e que as secretarias municipais devem possuir um olhar preventivo, zelando, respeitando e garantindo que as crianças e adolescentes estejam na escola e sejam formados para exercerem a cidadania.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2237
Aparece nas coleções:Direito Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA ELIANE SANTOS FORTE - TCC.pdf907,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.