Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2231
Título: Proposta de gerenciamento para mitigação do risco fiscal nas empresas contábeis: estudo de caso aplicado nas empresas inscritas no programa de qualidade Sescap do Estado do Ceará no ano de 2022
Autor(es): Lima, Luciene Santos
Souza, Valmir Célio Xavier de
Palavras-chave: Empresas de contabilidade
Risco fiscal
Gestores
Data do documento: 4-Jun-2022
Citação: SOUZA, Valmir Célio Xavier de. Proposta de gerenciamento para mitigação do risco fiscal nas empresas contábeis: estudo de caso aplicado nas empresas inscritas no programa de qualidade Sescap do Estado do Ceará no ano de 2022. 2022. 23f. Artigo (Especialização em Planejamento e Legislação Tributária). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O Risco Fiscal no ambiente empresarial, definido como passivos tributários ocultos no patrimônio, é um elemento que pode comprometer a eficácia e em casos mais agudos, a continuidade dos negócios. Sua origem está relacionada à ineficiência na gestão tributária causada, sobretudo, pela ausência de controles internos. O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma matriz sugestiva para mitigação do risco fiscal nas empresas de contabilidade a partir dos métodos utilizados pelas empresas participantes do Programa de Qualidade promovido pelo Sescap-Ce, além de elencar os riscos mais relevantes a que estas organizações estão expostas. Os resultados foram relatados por meio de análise descritiva e exploratória, demonstrando os aspectos das empresas como: faixa etária do gestor, tempo de experiência e porte da organização por empregados, na segunda parte um elenco de riscos para devida avaliação dos gestores, e por fim, um elenco com as medidas utilizadas para mitigação do risco. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário em 10 empresas situadas no estado do Ceara, apresentado a seguinte questão de pesquisa: quais são os métodos de gerenciamento que as empresas de contabilidade inscritas no Programa de Qualidade Sescap Ceará no ano de 2022, utilizam para mitigação do risco fiscal? Conclui-se que a maioria dos gestores da amostra se preocupa com os avanços tecnológicos do Fisco (administração tributária), e que para mitigar os reflexos buscam métodos consistentes e seguros com intuito de reduzir as perdas oriundas do risco fiscal iminente na prestação dos serviços contábeis.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2231
Aparece nas coleções:Planejamento e Legislação Tributária Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALMIR CÉLIO XAVIER DE SOUZA - TCC.pdf349,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.