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dc.contributor.advisorVasconcelos, Danilo Cavalcante dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Francisca Williana Dourado de-
dc.date.accessioned2024-08-17T00:19:52Z-
dc.date.available2024-08-17T00:19:52Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisca Williana Dourado de. Uma análise da competitividade do alho nacional na economia brasileira. 2022. 32f. Artigo (Graduação em Administração). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2183-
dc.description.abstractAtualmente a preocupação das empresas brasileiras, é em manter sua sobrevivência no mercado. A busca por sustentabilidade numa economia de modelo capitalista, é representada por diversos fatores intervenientes que influenciam diretamente na competitividade dos setores. Diante disso as empresas buscam sobreviver, apesar das ameaças internas e externas, e encontram maneiras de se defenderem para garantir sua continuidade. Analisando o cenário brasileiro de comércio da hortaliça Alliumsativum (alho), foi analisado de forma criteriosa, aspectos que interferem na competitividade do alho no mercado brasileiro. Esta obra teve como objetivo geral, identificar quais são os principais fatores que tornam o alho brasileiro menos competitivo no mercado nacional, se comparado ao alho importado de outros países. Este objetivo é justificável pela oferta insuficiente do produto no mercado brasileiro, mediante uma demanda de consumo duas vezes maior que o volume ofertado no mercado interno. Quanto à metodologia, os procedimentos de pesquisa utilizados para fundamentar esta obra classificam-se por estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. Para atingir os objetivos deste artigo a análise dos dados foi realizada de forma descritiva e por fim aplicou-se métodos de pesquisa qualitativa à análise econômica do alho. Após a obtenção dos resultados no geral concluiu-se que para que o setor mantenha sua competitividade de mercado, será necessário investir na expansão produtiva de terras/hectares e maquinário, juntamente com o apoio governamental, a fim de escalar sua oferta de alho e tornar a produção e alho autossuficiente frente a oferta de outros países. A pesquisa colaborou para o entendimento da economia de alho no Brasil e ajudou a diagnosticar seus gargalos comerciais. Por fim, é fundamental obter informações sobre a concorrência de mercado, a fim de manter as estratégias que estão dando certo e também defender-se de mercados desleais como a China que ameaçam o setor.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlhopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleUma análise da competitividade do alho nacional na economia brasileirapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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