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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Stefe, Rodrigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Sarah Brena Duarte de | - |
dc.contributor.author | Silva, Brena Kércia Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T19:36:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-16T19:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Sarah Brena Duarte de; SILVA, Brena Kércia Lucas. A relevância do modal ferroviário para a região nordeste. 2022. 21f. Artigo (Graduação em Administração) – Centro Universitário Fametro – Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2175 | - |
dc.description.abstract | A logística é de suma importância para a economia de qualquer país, o transporte é o que proporciona a distribuição das mercadorias produzidas nas indústrias até o consumidor final. Porém, desde a abertura comercial do Brasil, que se acentuou nos anos 90, o país passa por dificuldades nas questões logísticas, a indisponibilidade de meios de transporte pode até mesmo impedir os volumes produção indústrias. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo, apresentar a situação geral do transporte ferroviário na região Nordeste, as características gerais do modal ferroviário, analisar a situação atual da malha ferroviária do Nordeste, investigar os possíveis impactos que o modal ferroviário pode provocar na região. Esta pesquisa foi denominada como qualitativa descritiva, com a coleta de dados realizados através de pesquisa bibliográfica, ou seja, os dados foram adquiridos através de livros, revistas, artigos e sites oficiais do governo, reunindo dados de até dez anos atrás até o período atual. A pesquisa resultou que, o Brasil possui uma malha ferroviária extensa, porém grande uma parte pode ser considerada precária para realização de operações, apesar de sua extensão a malha é pequena se comparada ao seu tamanho território nacional, fazendo assim, com que várias regiões do país não tenham acesso ou até que seja inviável o escoamento da produção local através de ferrovias, fazendo com que a região seja dependente do transporte rodoviário, que é mais caro e possui menor capacidade de transporte. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Transporte Ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Economia | pt_BR |
dc.title | A relevância do modal ferroviário para a região nordeste | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração Centro - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BRENA KÉRCIA LUCAS SILVA E SARAH BRENA DUARTE DE SAMPAIO - TCC.pdf | 482,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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