Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStefe, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Sarah Brena Duarte de-
dc.contributor.authorSilva, Brena Kércia Lucas-
dc.date.accessioned2024-08-16T19:36:26Z-
dc.date.available2024-08-16T19:36:26Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Sarah Brena Duarte de; SILVA, Brena Kércia Lucas. A relevância do modal ferroviário para a região nordeste. 2022. 21f. Artigo (Graduação em Administração) – Centro Universitário Fametro – Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2175-
dc.description.abstractA logística é de suma importância para a economia de qualquer país, o transporte é o que proporciona a distribuição das mercadorias produzidas nas indústrias até o consumidor final. Porém, desde a abertura comercial do Brasil, que se acentuou nos anos 90, o país passa por dificuldades nas questões logísticas, a indisponibilidade de meios de transporte pode até mesmo impedir os volumes produção indústrias. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo, apresentar a situação geral do transporte ferroviário na região Nordeste, as características gerais do modal ferroviário, analisar a situação atual da malha ferroviária do Nordeste, investigar os possíveis impactos que o modal ferroviário pode provocar na região. Esta pesquisa foi denominada como qualitativa descritiva, com a coleta de dados realizados através de pesquisa bibliográfica, ou seja, os dados foram adquiridos através de livros, revistas, artigos e sites oficiais do governo, reunindo dados de até dez anos atrás até o período atual. A pesquisa resultou que, o Brasil possui uma malha ferroviária extensa, porém grande uma parte pode ser considerada precária para realização de operações, apesar de sua extensão a malha é pequena se comparada ao seu tamanho território nacional, fazendo assim, com que várias regiões do país não tenham acesso ou até que seja inviável o escoamento da produção local através de ferrovias, fazendo com que a região seja dependente do transporte rodoviário, que é mais caro e possui menor capacidade de transporte.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTransporte Ferroviáriopt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleA relevância do modal ferroviário para a região nordestept_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Administração Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENA KÉRCIA LUCAS SILVA E SARAH BRENA DUARTE DE SAMPAIO - TCC.pdf482,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.