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dc.contributor.advisorMesquita, Kaio Gefferson de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorSilva Filho, Marcos Venicius Farias da-
dc.date.accessioned2024-08-13T21:42:52Z-
dc.date.available2024-08-13T21:42:52Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Marcos Venicius Farias da. Análise dos sinistros em interseções semaforizadas: um estudo de caso em Fortaleza – CE. 2022. 47f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2155-
dc.description.abstractA segurança viária pode ser conceituada como a nomenclatura utilizada para se referir ao pacote de medidas, acomodações e padrões de normas existentes atribuídas à circulação de pedestres e automóveis pelas vias utilizadas para fluxo de transeuntes ou sistema rodoviário, tomando como premissa a prevenção dos sinistros de trânsito. As principais metodologias disponíveis utilizadas para análise, redução e prevenção dos acidentes de trânsito, têm repartições que se assemelham. A identificação dos pontos críticos é o primeiro passo do processo de gestão da segurança viária. O ponto crítico pode ser definido como um local em que a frequência de acidentes, gravidade e a quantidade de vítimas fatais tem números elevados. O objetivo geral deste trabalho é analisar os principais pontos críticos baseados nos registros de sinistros em interseções semaforizadas de Fortaleza – CE. Os dados analisados foram coletados pelo SIAT, 2017, baseando-se em 10 interseções, considerando o fluxo de veículos e pedestres das principais vias de Fortaleza. O modelo de coleta se deu, majoritariamente, através de observação por câmeras e minoritariamente através de contagem de casos fornecidos pelo estado. A escolha das interseções se deu de forma aleatória, mas considerando as doze regionais do município e a coleta foi averiguada para o ano inteiro. O método progrediu com a escolha das medidas de desempenho, denominadas ainda de indicadores. As medidas escolhidas foram o UPS que se baseia no cálculo através do levantamento de sinistros totais tendo um peso maior os fatais e feridos, NSS, que se baseia em uma potência de expoente considerado como o grau de desvio médio (σ), na incidência de vítimas fatal + ferido (N observado), no MPA, baseado no número de faixas da interseção e no volume diário médio anual (VDMA) que costuma passar pelas interseções. Outro indicador a ser apresentado e analisado é o EMPA. Diante dos resultados encontrados, foi possível verificar que apesar de haver acidentes com número elevado de fatais, ainda assim essas apresentam alto potencial na redução de acidentes.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.titleAnálise dos sinistros em interseções semaforizadas: um estudo de caso em Fortaleza – CEpt_BR
dc.typeThesispt_BR
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