Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2113
Título: Os transtornos alimentares na perspectiva psicanalítica
Autor(es): Vieira, Marcus Kleredis Monteiro
Godinho, Kamilla Teles
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Psicanálise
Compulsão alimentar
Narcisismo
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: GODINHO, Kamilla Teles. Os transtornos alimentares na perspectiva psicanalítica. 2021. 25f. Artigo (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A necessidade de pesquisar sobre o assunto deu-se porque os transtornos alimentares constituem uma parcela significativa da demanda clínica da atualidade. Tratam-se de modalidades de sofrimento e de adoecimento humano e são, ainda, um desafio para a compreensão teórica. A questão central deste estudo é a de que forma podemos compreender os transtornos alimentares, em especial a bulimia e a compulsão alimentar, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Deste modo, o objetivo geral desse estudo buscou compreender a partir da teoria psicanalítica os transtornos alimentares. E, como objetivos específicos, conceituar transtorno alimentar na psiquiatria descritiva e na psicanálise, corpo e narcisismo na psicanálise, Compulsão Alimentar e Bulimia Nervosa. Com base na abordagem qualitativa, foi utilizado no presente trabalho, o método de pesquisa exploratória, que tem como finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Foi realizada uma pesquisa nas plataformas do “Scielo” e “Pepsic”, tendo como seleção das produções científicas em português através dos termos de buscas: “imagem corporal”, “psicanálise”, “transtornos alimentares”, “narcisismo”, “compulsão alimentar”, “bulimia nervosa”, respeitando as particularidades de cada base de dado. O estudo contribui com conhecimento sobre os transtornos alimentares, como a compulsão alimentar e a bulimia nervosa (comportamento bulímico) como patologias nas quais se coloca em evidência a questão do corpo em sofrimento à partir de uma compreensão psicanalítica. No entanto, há no discurso de alguns psicanalistas especializados em transtornos alimentares a ideia de que a constituição do sujeito se dá sobretudo a partir da instauração da sexualidade e que esse processo pode apresentar “falhas” decorrentes de investimentos libidinais inadequados, excessivos ou limitados, o que pode causar respostas nos sujeitos, expressas em transtornos como a bulimia e a compulsão alimentar.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2113
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAMILLA TELES GODINHO -TCC.pdf486,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.