Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2071
Título: O jovem e o mundo do trabalho: velocidade das mudanças e seus impactos na saúde mental desse público
Autor(es): Viana, Ana Valeska Araujo
Oliveira, Ana Paula dos Santos
Silva, Cláudia Lima Pereira da
Palavras-chave: Adolescentes
Jovens
Mundo do trabalho
Instrutores
Data do documento: 23-Jan-2021
Citação: OLIVEIRA, Ana Paula dos Santos; SILVA, Cláudia Lima Pereira da. O jovem e o mundo do trabalho: velocidade das mudanças e seus impactos na saúde mental desse público. 2021. 20f. Artigo (Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Esse estudo busca conhecer o cenário do jovem aprendiz e analisar a saúde mental e os impactos para os adolescentes e jovens no mundo do trabalho. Para tal observação e conhecimento temos como base a Lei da Aprendizagem no10.097/2000 e o manual da aprendizagem com a perspectiva de efetivação dos direitos dos adolescentes e jovens no mundo do trabalho. Na pesquisa, foram considerados o contexto social e o acompanhamento realizado pela empresa e pela instituição capacitadora para o desenvolvimento e valorização do jovem e os fatores que ocasionam impactos na saúde mental, que podem também ser decorrentes das contradições que permeiam a vida dos jovens. O público objeto de estudo são os instrutores que desenvolvem a capacitação teórica em instituições capacitadoras, visando o desenvolvimento do jovem no âmbito profissional e pessoal, que algumas vezes podem ser indissociáveis. Estes foram escolhidos para a coleta de dados pelas suas experiências em instituições capacitadoras utilizando entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram identificadas, através das narrativas dos instrutores, que muitas empresas não realizam os acompanhamentos, recebem apenas por cumprimentos de cotas conforme estabelece a lei da aprendizagem. Constatou-se neste estudo que, apesar da trajetória de vida desafiadora desses adolescentes e jovens, por vezes marcada pela responsabilidade de prover o sustento da família, ainda conciliando seus estudos, e outras pelos estigmas gerados a partir dos conflitos vivenciados em seus ambientes familiares, eles não pensam em desistir do Programa de Aprendizagem, percebem como uma oportunidade de desenvolvimento e ressignificado das suas histórias de vida, podendo tornar-se profissionais competentes para as demandas que o mundo do trabalho exige.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2071
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Pessoas Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA PAULA DOS SANTOS OLIVEIRA e CLÁUDIA LIMA PEREIRA DA SILVA.pdf245,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.