Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2057
Título: Boas práticas de manipulação e o conhecimento de manipuladores: revisão integrativa de literatura.
Autor(es): Aguiar, Larissa Pereira
Freitas, Liana Ramos de
Palavras-chave: Contaminação de Alimentos
Serviços de Alimentação
Data do documento: 6-Dez-2022
Citação: FREITAS, Liana Ramos de. Boas práticas de manipulação e o conhecimento de manipuladores: revisão integrativa de literatura. 2022. 24f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A crescente urbanização e o estilo de vida contemporâneo ocasionaram a mudança de hábitos da população ao que diz respeito a se alimentar fora do domicílio. Diante desse cenário, foram criadas ferramentas de controle para assegurar que o alimento ofertado à população fosse seguro para o consumo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre as Boas Práticas de Manipulação, ressaltando o conhecimento dos manipuladores sobre as mesmas, as condições higiênico sanitárias dos serviços de alimentação e a segurança alimentar. Trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada entre os meses de agosto a outubro de 2022, apresentando os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em inglês e português, nos últimos 5 anos, que apresentassem em sua discussão considerações sobre Boas Práticas, condições higiênicas e alimentos seguros, indexados nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Scielo. Após examinar detalhadamente os artigos selecionados, 11 artigos foram escolhidos, os quais foram classificados, majoritariamente como estudos descritivos transversais e pesquisas de campo do tipo exploratórias. De modo geral, os estudos encontrados evidenciaram em seus resultados, que a maioria dos serviços de alimentação apresentam as principais inconformidades: manipuladores que fazem uso de adornos, não lavam corretamente as mãos, ausência de treinamentos para capacitação. Em relação a estrutura o bloco Edificações, instalações e equipamentos obteve o maior percentual de falhas. Diante desse cenário, é necessário mais vistorias periódicas da Vigilância Sanitária aos serviços de alimentação e a implementação de treinamentos para capacitação dos manipuladores de alimentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2057
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIANA RAMOS DE FREITAS_TCC.pdf590,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.