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dc.contributor.advisorCosta, Teresa Glaucia Gurgel Gabrielept_BR
dc.contributor.authorSilva, Thayline Sandy Fonteles-
dc.date.accessioned2024-06-28T21:59:46Z-
dc.date.available2024-06-28T21:59:46Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Thayline Sandy Fonteles. Resiliência de estudantes universitários: uma revisão integrativa. 2021. 22f. Artigo (Graduação em Psicologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2047-
dc.description.abstractO ingresso no ensino superior pode ser marcado por inúmeros desafios, devido às mudanças que trazem na vida do indivíduo. Os prazos para entrega de atividades, as cobranças, provas, estágios podem desencadear, alguns sintomas de estresse e ansiedade, sendo prejudiciais à saúde mental dos estudantes. Algumas pessoas lidam bem com essas mudanças, outras têm mais dificuldade, devido a mudança de cidade para cursar o ensino superior, distância da família, dificuldade de estabelecer vínculos ou mesmo características pessoais do indivíduo. Desta forma, a resiliência, enquanto capacidade do indivíduo passar por uma experiência difícil, obtendo aprendizado e crescimento, saindo dessa situação mais forte emocionalmente, evidencia-se como um processo psicológico presente nessas situações adversas. Apesar das adversidades, as pessoas desenvolvem formas de enfrentamento, que podem ser mais adaptativas ou menos adaptativas, de acordo com os recursos psicológicos e sociais que elas possuem. A partir disso, optou-se por utilizar o método de revisão integrativa da literatura, tendo como objetivo analisar o que tem sido publicado sobre resiliência de estudantes no ensino superior, identificando fatores de risco e proteção à saúde mental de estudantes no ensino superior. Após selecionar os artigos, elaborou-se categorias de análise, a saber: a) fatores de risco e proteção e b) formas de enfrentamento. Os resultados encontrados apontam como fatores de proteção: atitude positiva e autoconfiança, maior idade, apoio social e flexibilidade; e como fatores de risco: níveis altos de ansiedade e estresse, baixa autoestima, dificuldade nos relacionamentos, estar no início ou final do curso, bem como fatores da própria instituição, como a falta de preparo das universidades em elaborar práticas que estimulem o cuidado à saúde mental do aluno em seu percurso acadêmico. Assim, percebe-se a necessidade de mais pesquisas voltadas ao tema e a importância de estimular ações que promovam resiliência no ensino superior, visando cuidar da saúde mental dos estudantes e auxiliá-los a se desenvolverem de melhor forma nesse ambiente.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResiliência psicológicapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleResiliência de estudantes universitários: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeThesispt_BR
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