Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2025
Título: Perfil clínico e epidemiológico de pacientes acometidos por chikungunya internados em hospital de referência em doenças infecciosas
Autor(es): Peres, Dalila Augusto
Anfrisio, Millena Oliveira
Braga, Mayra Madeira
Palavras-chave: Variáveis Sociodemográficas
Vírus Chikungunya
Condições Patológicas
Sinais e Sintomas
Faixa Etária
Data do documento: 12-Set-2022
Citação: ANFRISIO, Millena Oliveira; BRAGA, Mayra Madeira. Perfil clínico e epidemiológico de pacientes acometidos por chikungunya internados em hospital de referência em doenças infecciosas. 2022. 20f. Artigo (Pós-Graduação em Enfermagem Terapia Intensiva). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Introdução: Chikungunya (CHIK) é uma doença infecciosa causada pelo vírus da CHIK, um alfavírus pertencente à família Togaviridae, transmitido por meio da picada infectada do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. Objetivo: Descrever o perfil clínico e epidemiológico de pacientes acometidos por chikungunya internados em hospital de referência em doenças infectocontagiosas. Métodos: Pesquisa transversal e descritiva com abordagem quantitativa. A população foi de pacientes neonatos, crianças e adultos com o diagnóstico confirmados laboratorialmente de chikungunya e que estiveram internados em hospital de referência no período de 2015 a 2018. Os dados foram coletados de prontuários e dos Sistema de Informação SINAN e LACEN. A análise foi realizada por meio da distribuição de frequências. Resultados: O perfil dos 52 pacientes mostrou que 30(57%) residiam em Fortaleza, 29 (55,8%) do sexo feminino, faixa etária predominante foi de 0 e 10 anos com 27(51%), e, quanto à raça, 24 (46,2%) eram pardos. 27 (51,9%) não iniciaram suas atividades escolares por conta da idade. Quanto aos sinais e sintomas, o mais prevalente foi a febre 51(98%). Quanto às comorbidades, 41(78,85%) sem comorbidades. Quanto ao critério de internação, 18 (36,4%) foi acometimento neurológico. Em relação ao desfecho, 49 (94%) foram alta hospitalar. Conclusão: Dos internados, caracterizou-se maior prevalência em crianças do sexo feminino na fase pré-escolar, de cor parda e residentes em área urbana. Dos critérios de internação, foi evidenciado grande número de pacientes com acometimento neurológico e que evoluíram para alta.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2025
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYRA MADEIRA BRAGA MILLENA OLIVEIRA ANFRISIO_TCC.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.