Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2010
Título: Eficácia terapêutica do denosumabe como tratamento alternativo do granuloma central de células gigantes
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Araújo, Isaac Santos
Castro, Jardiel da Silva
Palavras-chave: Tratamento Conservador
Denosumabe
Granloma Central de Células Gigantes
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: ARAÚJO, Isaac Santos; CASTRO, Jardiel da Silva. Eficácia terapêutica do denosumabe como tratamento alternativo do granuloma central de células gigantes. 2023. 21f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O Granuloma Central de Células Gigantes (GCCG) é uma lesão intra-óssea benigna e sua variante agressiva demonstra uma taxa mais elevada de recidiva e morbidade cirúrgica, especialmente em indivíduos jovens. Esse cenário tem impulsionado a busca por abordagens terapêuticas não cirúrgicas, como o denosumabe, um inibidor de reabsorção óssea. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia terapêutica do tratamento com denosumabe como alternativa no manejo conservador do GCCG e suas principais implicações. A estratégia foi realizar buscas eletrônicas de artigos clínicos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas inglês e espanhol, na base de dados PubMed, Scopus e BVS utilizando os descritores: “central giant cell granuloma”, “denosumab” e “treatment”. Após leitura criteriosa e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 9 artigos. Em 3 artigos utilizaram denosumabe na posologia de 70 mg e 8 artigos adotaram a terapêutica com posologia 120 mg, utilizando diferentes intervalos e quantidades de aplicação. Os pacientes variaram entre pediátricos e adultos. Todos os artigos mostraram resultados promissores relatarando alguma melhora no quadro clínico como redução do tamanho da lesão, reparo ósseo, diminuição das recorrências ou até mesmo eliminação completa da necessidade de intervenção cirúrgica. Apesar dos efeitos colaterais encontrados e da necessidade cirúrgica adicional em alguns casos, o tratamento com denosumabe pode reduzir a morbidade ao paciente, sendo, portanto, uma terapia alternativa para o manejo do GCCG. Para tanto, são necessárias mais pesquisas para estabelecer um protocolo futuro mais eficaz, com mínimos efeitos adversos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2010
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISAAC SANTOS ARAÚJO JARDIEL DA SILVA CASTRO TCC II.pdf332,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.