Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1975
Título: O impacto do isolamento absoluto na qualidade e longevidade das restaurações adesivas: revisão integrativa
Autor(es): Vasconcelos, Suyane Maria Luna Cruz de
Barbosa, Sandy Andrielly Nascimento
Fernandes, Adilson Luis Rodrigues
Palavras-chave: Rubber dams
Isolation
Dentistry
Data do documento: 8-Dez-2023
Citação: BARBOSA, Sandy Andrielly Nascimento; FERNANDES, Adilson Luis Rodrigues. O impacto do isolamento absoluto na qualidade e longevidade das restaurações adesivas: revisão integrativa. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O ambiente intraoral durante procedimentos restauradores adesivos é uma preocupação, devido aos efeitos potencialmente adversos da temperatura e umidade nos materiais restauradores. A umidade na cavidade oral pode comprometer o desempenho do sistema adesivo e da resina composta. O isolamento absoluto, introduzido por Barnum em 1864, é a principal técnica para isolar o campo operatório. Os profissionais da odontologia devembuscar criar um ambiente controlado e seco para otimizar as condições de adesão e melhorar a longevidade dos procedimentos restauradores. Desta forma, O trabalho em questão propõe uma revisão integrativa de literatura para avaliar o impacto do isolamento absoluto nas restaurações adesivas, avaliando quesitos como longevidade e qualidade. Foram realizadas pesquisas na base de dados PUBMED abrangendo um período de 2013 a 2023. Os critérios de inclusão foram estudos aplicados nos últimos 10 anos, na língua inglesa, artigos com metodologias bem determinadas e resultados coerentes relacionados ao tema. Foram utilizados os seguintes descritores: Rubber dam, Isolation e Dentistry. Desta forma, constatou-se que o isolamento absoluto é crucial para evitar a contaminação das superfícies dentárias durante procedimentos restauradores. A presença de fluidos orais pode prejudicar a adesão efetiva entre o adesivo e o substrato dentário, especialmente em compósitos resinosos, que são sensíveis à técnica. Isolar o campo operatório cria um ambiente seco e controlado, otimizando as condições para uma adesão adequada e melhorando a durabilidade dos procedimentos restauradores. O isolamento absoluto busca aprimorar as propriedades dos compósitos resinosos, proporcionando o ambiente ideal para maximizar o desempenho do material restaurador. A presença de fluidos orais pode prejudicar a adesão, levando a problemas como infiltração, sensibilidade pós-operatória e falhas precoces no material. A revisão destaca a importância de mais estudos clínicos para avaliar o impacto do isolamento absoluto nas restaurações adesivas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1975
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADILSON LUIS RODRIGUES FERNANDES SANDY ANDRIELLY NASCIMENTO BARBOSA TCC.pdf192,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.