Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLobo, Denise Moreira Limapt_BR
dc.contributor.authorMesquita, Letícia Nascimento-
dc.contributor.authorPrado, Lídia dos Santos Bernardo-
dc.date.accessioned2024-06-11T20:06:15Z-
dc.date.available2024-06-11T20:06:15Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationMESQUITA, Letícia Nascimento; PRADO, Lídia dos Santos Bernardo. Avaliação da relação entre sonolência diurna excessiva e desempenho em acadêmicos dos cursos das ciências da saúde. 2023. 40f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1960-
dc.description.abstractIntrodução: A sonolência diurna excessiva (SDE) é caracterizada por uma série de sinais e sintomas em período diurno, podendo levar a incapacidade de se manter em alerta. Sabe-se que estudantes universitários apresentam rotina universitária intensa condensada a hábitos diários inadequados, podendo levar a SDE e a altas taxas de insucesso acadêmico. Objetivo: Identificar a prevalência de SDE em estudantes das ciências da saúde e os possíveis impactos no desempenho acadêmico. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e observacional com uma abordagem quantitativa. Foram incluídos acadêmicos de cursos das ciências da saúde, acima de 18 anos, regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior privada, em Fortaleza-CE. Foram excluídos aqueles que estivessem afastados há 6 meses da rotina acadêmica e que fizessem tratamento para distúrbios respiratórios do sono. Para avaliar o perfil dos estudantes foi aplicado um questionário sociodemográfico, antropométrico e de rendimento acadêmico; a sonolência foi avaliada pela Escala de Sonolência Diurna de Epworth (ESE) e para identificar a prevalência de estudantes em risco para a síndrome da apneia do sono foi aplicado o questionário de Berlin. Resultados e Discussão: Duzentos e noventa e oito participantes preencheram os critérios de inclusão desse estudo e foram alocados em dois grupos: Sem SDE (n=111; 37,2%) e Com SDE (n= 187; 62,8%). A maioria dos participantes apresentavam faixa etária de 18 a 24 anos (73,2%), eram do sexo feminino (72,7%) e matriculados no turno matutino (59,9%). O grupo Com SDE apresentou maior cansaço e cochilos durante as aulas, maior possibilidade de distúrbios relacionados ao sono, alto risco para apneia obstrutiva do sono e maior consumo de cafeína. Em ambos os grupos não houve diferenças na média acadêmica global (p>0,517). Não houve correlação entre o escore obtido na ESE e a média global dos estudantes das ciências da saúde. Conclusão: A SDE tem alta prevalência entre estudantes da área da saúde, o que leva a maior cansaço durante as aulas e episódios de cochilo em sala de aula. No entanto, a SDE não gerou impactos negativos no rendimento acadêmico dos alunos desse estudo. Por outro lado, estudantes que apresentaram valores maiores de SDE apresentaram maior risco para apneia obstrutiva do sono.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSonolência diurnapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.titleAvaliação da relação entre sonolência diurna excessiva e desempenho em acadêmicos dos cursos das ciências da saúdept_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA NASCIMENTO MESQUITA LIDIA DOS SANTOS BERNARDO PRADO TCC.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.