Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1959
Título: Análise do manejo da ozonioterapia para dor lombar na prática clínica fisioterapêutica
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Duarte, Maria Eduarda Cavalcante
Silva, Sabrina Rayane Holanda da
Palavras-chave: Ozônio
Lombar
Dor
Fisioterapia
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: DUARTE, Maria Eduarda Cavalcante; SILVA, Sabrina Rayane Holanda da. Análise do manejo da ozonioterapia para dor lombar na prática clínica fisioterapêutica. 2023. 23f. Artigo (Graduação em Fisioterapia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: A dor lombar é uma das principais algias preexistentes na maioria da população nos dias atuais, acarretando inúmeras limitações para o cotidiano, por se localizar na região abaixo do rebordo costal e acima da linha glútea superior origina um desconforto álgico e incapacidade de leve à grave demandando tratamentos variados. Sendo assim, a ozonioterapia tem sido utilizada por fisioterapeutas especializados visando um resultado eficaz quando se trata especificamente de dor lombar. Tendo como mecanismo de ação efeitos antiinflamatórios e antioxidante, minimizando compensações. Objetivo geral: Identificar a utilização da ozonioterapia para a dor lombar na prática clínica do fisioterapeuta. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Pubmed e SciELO. Foram incluídos artigos originais em português, espanhol e inglês, sem corte temporal, aplicando os seguintes termos de pesquisa: (“Ozonioterapia and dor lombar”), (“Ozonioterapia OR dor lombar”), (“Ozone Therapy AND Low Back Pain”). Desta forma ficarão excluídos arquivos indisponíveis para leitura nas bases de dados; literatura cinzenta; artigos duplicados; cartas; capítulos de livros; teses e dissertações; além de palestras e resumos de congressos. Resultados: Foram selecionados 10 artigos e está revisão demonstrou resultados variados na utilização de ozônio para dor lombar, sendo em sua maioria resultados positivos. Conclusão: Sua eficácia é comprovada através da melhora da dor, melhora da qualidade de vida e capacidade funcional, visto a avaliação positiva dos pacientes que obtiveram melhora significativa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1959
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA CAVALCANTE DUARTE e SABRINA RAYANE HOLANDA DA SILVA TCC.pdf417,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.