Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Luciana Catunda Gomes dept_BR
dc.contributor.authorAndrade, Thais Miranda Soares de-
dc.contributor.authorSilveira, Francisca Emanuele Viana-
dc.date.accessioned2024-06-07T00:02:51Z-
dc.date.available2024-06-07T00:02:51Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationANDRADE, Thais Miranda Soares de; SILVEIRA, Francisca Emanuele Viana. Aprendizagem clínica dos alunos de enfermagem no ambulatório do pé diabético. 2021. 48f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1906-
dc.description.abstractO Diabetes Mellitus (DM) acomete grande parte dos brasileiros e pessoas de outros países, onde metade da população desconhece o diagnóstico. Nesse contexto, este público acaba desenvolvendo complicações crônicas, estando em destaque o pé diabético por ser a mais comum e devastadora complicação que, em casos mais graves, pode levar à amputação. Diante da problemática é notório que os cuidados com os pés das pessoas com DM devem ser propagados afim de minimizar ou evitar complicações mais severas. Para tanto, destaca-se os alunos de enfermagem que ainda em formação adquirem conhecimentos e podem desenvolver habilidades em centros especializados, como em Ambulatório do Pé Diabético (APD). Nessa pesquisa, objetiva-se analisar a aprendizagem clínica dos alunos de enfermagem nos cuidados com o pé diabético. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em um APD de uma clínica escola de um Centro Universitário da rede privada de Fortaleza-Ceará-Brasil, com amostra de nove alunos, no período de fevereiro a abril de 2021. A coleta ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada realizada individualmente e gravada em um aparelho celular, e os resultados analisados por meio da análise de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o CAAEE no 08284019.4.0000.5618. Os resultados mostraram que: a maioria dos participantes da pesquisa eram mulheres, com idade entre 21 a 23 anos, do nono semestre e que não trabalhavam. Em relação ao conhecimento dos cuidados clínicos, destacam-se: já realizaram cuidados em unidades hospitalares e poucas atividades em Atenção Primária à Saúde (APS), tiveram conhecimento pelos meios de comunicação, tinham pouca vivência com a temática, porém, consideram-se bem informados e gostariam de obter mais conhecimentos, ademais ainda realizavam a avaliação com uso de instrumentos. Foi possível perceber que, em geral, os alunos têm conhecimento e semelhança nas informações que transmitem para os pacientes, porém informações importantes, como a utilização de meias, corte das unhas e cuidados com calos e rachaduras, devem ser mais esclarecidas, pois esses devem ser repassados igualmente para todos os pacientes, afim de evitar complicações e sequelas irreversíveis nas pessoas com pé diabético.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectPé diabéticopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.titleAprendizagem clínica dos alunos de enfermagem no ambulatório do pé diabéticopt_BR
dc.typeThesispt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA EMANUELE VIANA SILVEIRA e THAIS MIRANDA SOARES DE ANDRADE_TCC.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.