Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1838
Título: Treinamento resistido para mulheres grávidas fisicamente ativas
Autor(es): Barbosa, Ronnisson Luis Carvalho
Vinhas, Marcia Karine Ferreira
Palavras-chave: Treinamento resistido
Gravidez
Gestante ativa
Data do documento: 8-Jun-2021
Citação: VINHAS, Marcia Karine Ferreira. Treinamento resistido para mulheres grávidas fisicamente ativas. 2021. 20f. Artigo (Graduação em Educação Física - Bacharelado). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A gestação é um período em que a mulher passa por muitas mudanças físicas e psicológicas, alterações que podem afetar o funcionamento adequado do corpo, da imagem e da auto estima. Pesquisar sobre gestantes ativas e que praticam exercício resistido pode ajudar a entender como o exercício colabora positivamente com essas mudanças. O objetivo geral da pesquisa é avaliar os benefícios do treinamento resistido em mulheres grávidas e fisicamente ativas e de forma mais específica: Apontar os aspectos desenvolvidos com a prática do treinamento resistido; identificar o perfil da mulher grávida fisicamente ativa; descrever a atuação do profissional de Educação Física. Este estudo se classifica como uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa. O cenário da pesquisa se deu através de busca em sites acadêmicos da Pubmed, SciELO e Google Acadêmico, em que foram revisados artigos e livros, os quais foram utilizados os que estavam relacionados a gravidez e exercício físico e também sobre a atuação do profissional de Educação Física. Os principais resultados apontam os muitos benefícios do treinamento resistido para as gestantes, como exemplo: controle da glicemia, controle ponderal, redução dos sintomas da gravidez, redução de peso gordo, recuperação rápida após o parto, entre outros. Os tipos de exercício que a gestante pode praticar como exercícios aeróbicos, treinamentos de resistência, alongamento e exercício do assoalho pélvico. E aponta que o profissional de Educação Física deve estar habilitado, estar preparado e ter experiência em treinar gestantes. Concluindo que o Treinamento Resistido gera muitos benefícios à gestante e quebra o mito de que a prática de exercício pela gestante possa oferecer risco a gravidez e ao feto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1838
Aparece nas coleções:Educação Física Centro (B.el) - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIA KARINE FERREIRA VINHAS_TCC.pdf264,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.