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dc.contributor.advisorRebouças, Pedro Dinizpt_BR
dc.contributor.authorMendes, Lauana Kelly Cavalcante-
dc.contributor.authorRabelo, Samara Lima-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:53:07Z-
dc.date.available2024-04-10T16:53:07Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationMENDES, Lauana Kelly Cavalcante; RABELO, Samara Lima. Preparando crianças e adolescentes do espectro autista para consulta odontológica com a utilização de recursos táteis e visuais. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1687-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro do Autista (TEA) é denominado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Manifesta-se em três níveis de gravidade como: leve, moderado e grave. É extremamente importante que esse diagnóstico venha de forma precoce, já que há associação da melhora cognitiva desses pacientes. O presente estudo objetiva identificar na literatura os desafios encontrados para o atendimento odontológico de pacientes com transtorno do espectro autista e através da criação de uma cartilha elabora estratégias para que, com o uso de recursos táteis e visuais, auxilie no atendimento odontológico de crianças e adolescentes com TEA, afim de ajudar no manejo pré, durante e pós atendimento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, onde o levantamento bibliográfico ocorreu mediante o acesso virtual às bases de dados PubMed e EBSCOhost. Foram encontrados um total de 348 artigos. Sendo eleitosnove artigos como amostra final para compor a revisão. Pode-se observar que o ambiente odontológico adaptado sensorialmente com recursos táteis visuais apresentou efeitos benéficos para o tratamento odontológico de pacientes autistas. Quanto aos principais fatores positivos, os autores destacam a maior facilidade no manejo e menor resistência ao tratamento, tornando-o mais eficaz e menos estressante.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectSensorial.pt_BR
dc.titlePreparando crianças e adolescentes do espectro autista para consulta odontológica com a utilização de recursos táteis e visuaispt_BR
dc.typeThesispt_BR
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