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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rebouças, Pedro Diniz | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Lauana Kelly Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Samara Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-10T16:53:07Z | - |
dc.date.available | 2024-04-10T16:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Lauana Kelly Cavalcante; RABELO, Samara Lima. Preparando crianças e adolescentes do espectro autista para consulta odontológica com a utilização de recursos táteis e visuais. 2022. 23f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1687 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro do Autista (TEA) é denominado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Manifesta-se em três níveis de gravidade como: leve, moderado e grave. É extremamente importante que esse diagnóstico venha de forma precoce, já que há associação da melhora cognitiva desses pacientes. O presente estudo objetiva identificar na literatura os desafios encontrados para o atendimento odontológico de pacientes com transtorno do espectro autista e através da criação de uma cartilha elabora estratégias para que, com o uso de recursos táteis e visuais, auxilie no atendimento odontológico de crianças e adolescentes com TEA, afim de ajudar no manejo pré, durante e pós atendimento. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, onde o levantamento bibliográfico ocorreu mediante o acesso virtual às bases de dados PubMed e EBSCOhost. Foram encontrados um total de 348 artigos. Sendo eleitosnove artigos como amostra final para compor a revisão. Pode-se observar que o ambiente odontológico adaptado sensorialmente com recursos táteis visuais apresentou efeitos benéficos para o tratamento odontológico de pacientes autistas. Quanto aos principais fatores positivos, os autores destacam a maior facilidade no manejo e menor resistência ao tratamento, tornando-o mais eficaz e menos estressante. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Sensorial. | pt_BR |
dc.title | Preparando crianças e adolescentes do espectro autista para consulta odontológica com a utilização de recursos táteis e visuais | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Odontologia Centro - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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