Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1680
Título: A laserterapia de baixa intensidade como tratamento coadjuvante da neuralgia do trigêmeo
Autor(es): Machado, Kadidja Cláudia Maia e
Brandão, Lara Silva
Beserra, Monalisa Odailde de Sousa
Palavras-chave: Dor
Neuralgia do trigêmeo
Laserterapia.
Tratamento
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: BRANDÃO, Lara Silva; BESERRA, Monalisa Odailde de Sousa. A laserterapia de baixa intensidade como tratamento coadjuvante da neuralgia do trigêmeo. 2022. 28f. Artigo (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A neuralgia do trigêmeo é caracterizada como dor súbita, severa e intensa, geralmente unilateral, de curta duração e com maior frequência, decorrente à disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo).Na odontologia, a Laserterapia de Baixa Intensidade (LTBI) está sendo muito utilizada, pois ela pode promover mudanças de caráter funcional, enérgico e metabólico, promovendo, assim, um aumento na vitalidade e resistência celular. Com a luz emitida por meio dessa terapia é possível ativar a proliferação de células, como fibroblastos. Pode-se destacar como benefícios da LTBI: diminuição da dor, reparação tecidual rápida, reação autoimune na mucosa bucal, aumento da circulação sanguínea e ativação da cicatrização. Esta pesquisa tem como objetivo principal realizar um levantamento através da literatura acerca da eficácia da laserterapia de baixa intensidade como tratamento coadjuvante da neuralgia do trigêmeo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi elaborada no período de janeiro a abril de 2022. A busca bibliográfica foi conduzida por meio de livros e artigos científicos publicados em bases de dados eletrônicos. Os resultados mostraram grande efetividade da laserterapia de baixa intensidade para o tratamento da dor na nevralgia do trigêmeo, o resultado essencial provocado por este tratamento, foi o controle da dor enquanto durava a crise nevrálgica, permitindo que o paciente retorne de suas atividades de vida diárias e funções fisiológicas primordiais à qualidade de vida. Conclui-se que, ao ser feito uma análise aprofundada dos resultados dos artigos utilizados na revisão bibliográfica, com objetivo de obter qualidade científica do respectivo assunto, notou-se que a utilização do laser de baixa intensidade é uma das ferramentas mais indispensáveis para terapias alternativas, principalmente nos casos de neuralgia do trigêmeo.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1680
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA SILVA BRANDÃO E MONALISA ODAILDE DE SOUSA BESERRA - TCC.pdf540,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.