Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1586
Título: Infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva: evidências para a prática clínica
Autor(es): Menezes, Luciana Catunda Gomes de
Pereira, Joanna Darlen de Sousa
Palavras-chave: Enfermagem
Infecções relacionadas a saúde
UTI
Data do documento: 21-Jan-2023
Citação: PEREIRA, Joanna Darlen de Sousa. Infecções relacionadas à assistência à saúde em unidade de terapia intensiva: evidências para a prática clínica. 2023. 36f. Monografia (Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são infecções que se manifestam durante a internação ou após a alta hospitalar. Tais infecções representam um grave problema de saúde pública, visto que podem levar à piora do quadro clínico, aumentar o tempo de internação e os custos hospitalares em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diante disso, a enfermagem tem um papel importante nos cuidados com foco na prevenção das IRAS. Dessa forma, essa pesquisa objetiva analisar as evidências científicas sobre os cuidados de enfermagem nas IRAS em UTI. Estudo de Revisão Integrativa realizado de maio de 2021 a julho de 2021 nas bases de dados LILACS e PUBMED/MEDLINE, e na SCIELO. Por meio da seleção dos 12 artigos, verificou-se que: a maioria pertencia ao PUBMED/MEDLINE, não houve destaque para nenhum periódico, sobressaíram as revisões sistemáticas com ou sem meta-análise e nível de evidência I, o ano de 2019 foi predominante e destacou-se a língua inglesa. Diante dos achados evidenciados, construiu-se três categorias temáticas: 1) Cuidados gerais de prevenção de IRAS; 2) Cuidados específicos para prevenção de IRAS e 3) Recomendações para a prática clínica nos cuidados com as IRAS. Na categoria 1, representada em quatro (33%) artigos, percebeu-se que os cuidados gerais tem como foco maior, a prevenção, trazendo principalmente, a higienização correta das mãos, com água corrente e sabão, ou com solução alcoólica. Na categoria 2, presente em seis (50%) artigos, apontaram os cuidados específicos para prevenir as IRAS, a destacar: treinamento extensivo das equipes, além de bundles e checklists para verificar a inserção correta e medidas voltadas ao cateter urinário, uso da clorexidina para a realização da higiene bucal, agrupamento de cuidados para prevenção de infecções sanguíneas, tais como higienização do terminal distal com álcool 70% por quinze giros, uso do flush após utilização de medicamentos de forma turbilhonar, troca de equipos no período correto, dentre outros. Na categoria 3, três (25%) artigos apontaram que a estratégia predominante foi a aplicação de bundles. Conclui que os cuidados aliados com a educação e engajamento da equipe e da instituição, são estratégias que poderão contribuir para a redução e prevenção das IRAS.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1586
Aparece nas coleções:Enfermagem em Terapia Intensiva Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANNA DARLEN DE SOUSA PEREIRA_TCC.pdf567,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.