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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1584
Título: | Educação física no combate do sedentarismo e da obesidade infanto juvenil no ambiente escolar |
Autor(es): | Costa, Roberta Oliveira da Albuquerque, Raíssa Flávia de Melo |
Palavras-chave: | Obesidade Infanto Juvenil Sedentarismo Infanto Juvenil Educação Física Escolar |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Raíssa Flávia de Melo. Educação física no combate do sedentarismo e da obesidade infanto juvenil no ambiente escolar. 2022. 23f. Artigo. (Graduação em Educação Física - Licenciatura). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que o sedentarismo e a obesidade infanto-juvenil no âmbito escolar, tem crescido assustadoramente em todo mundo, inclusivamente no Brasil, este problema de saúde mundial pode-se relacionar com incontáveis fatores um deles refere-se ás mudanças nos hábitos alimentares que ocorrem devido ao novo estilo de vida exaustivo, automático, com serviços rápidos e práticos que oferecem alimentos prontos, com muita gordura e calorias, mais tempo gasto com tecnologia virtual, como também os problemas que afetam a saúde mental como ansiedade e depressão. Assim, essa transformação social e econômica trouxe para a população uma vida com menos prática de exercício físico, consumo de mais alimentos industrializados, gasto do tempo livre em uso de celulares, computadores e outros meios tecnológicos, dessa forma a população se tornou menos ativos, além de acarretar doenças físicas e psicológicas. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo, investigar Educação Física no combate do sedentarismo e da obesidade infanto juvenil no ambiente escolar por meio de uma revisão de literatura. Para essa pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: sedentarismo e obesidade infanto juvenil e educação física escolar. Para análise, foram coletadas as seguintes variáveis: estado/país de realização do estudo; objetivos do estudo; amostra/sujeitos da pesquisa; intervenção metodológica, principais resultados e conclusões. Diante disso, o professor de educação física tem o papel fundamental de auxiliar, incentivar e estimular através do esporte, dança, ginástica, recreação, entre outros, uma vida mais ativa e hábitos saudáveis que sejam praticados até a fase adulta. Desta forma, a educação física escolar é uma disciplina fundamental e com maiores recursos para estimular e incentivar a prática de exercícios e hábitos saudáveis. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1584 |
Aparece nas coleções: | Educação Física Centro (L.do) - Artigos |
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