Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1554
Título: Sofrimento psíquico dos profissionais de enfermagem na atuação durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa
Autor(es): Martins, Isabella Costa
Alves, Ana Olivia Rodrigues
Costa, Andressa dos Santos da Silva
Palavras-chave: Enfermagem
Pandemias
Coronavírus
Sofrimento Psíquico
Saúde Mental
Data do documento: 22-Jun-2023
Citação: ALVES, Ana Olivia Rodrigues; COSTA, Andressa dos Santos da Silva. Sofrimento psíquico dos profissionais de enfermagem na atuação durante a pandemia da covid-19: revisão integrativa. 2023. 32f. Artigo (Graduação em Enfermagem). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: O sofrimento psíquico reflete e impacta a vida do profissional de enfermagem no âmbito do seu bem-estar geral e psicossocial, o que indica a importância de identificar estas situações de sofrimento mental. A pandemia da covid-19 evidenciou a necessidade de se discutir acerca da saúde mental do Enfermeiro, visto que os impactos do seu trabalho influenciaram no seu adoecimento mental durante a pandemia Objetivo: analisar a produção científica sobre o sofrimento psíquico que a equipe de enfermagem atuante na atenção à saúde vivenciou durante a pandemia da covid-19. Método: revisão integrativa da literatura, elaborada com artigos das bases de dados Scientific Electronic Library Online(SciELO), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), no portal Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e na biblioteca National Library of Medicine (PubMed), mediante o cruzamento dos seguintes descritores: Enfermagem, Pandemias, Coronavírus, Sofrimento Psíquico, Saúde Mental. Resultados: A princípio foram identificados 70 (setenta) artigos, sendo selecionados 12 (doze) artigos para a presente pesquisa. Conclusão: a pesquisa confirma que houve impactos na saúde mental de profissionais de Enfermagem no contexto da pandemia Covid-19. As situações analisadas são preocupantes e demandam olhar crítico dos envolvidos no processo de gestão da saúde e do cuidado humano, visando condições adequadas e seguras de trabalho para os profissionais de enfermagem, com proteção da saúde e vida desses trabalhadores. Considerações finais: A covid-19 evidenciou o impacto da relevância que a saúde mental fragilizada pode provocar na qualidade de vida e assistencial dos profissionais de enfermagem. Ao passar por uma pandemia, esse quadro se torna mais frágil despertando a insegurança e o medo do profissional em realizar as suas funções, que por outro lado cria altos níveis de estresse, provocando o avanço e desenvolvimento de transtornos psíquicos e sofrimentos psíquicos posteriormente, que podem ser reduzidos quando recebem os devidos cuidados e importância previamente. Como fator limitante, evidencia-se a insuficiência de estudos científicos voltados para os impactos da covid-19 à saúde mental dos profissionais de enfermagem. Visto que a maioria dos estudos é feito de modo a abranger todos os profissionais de saúde, sem levar em conta as especificidades de cada profissão.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1554
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA DOS SANTOS DA SILVA COSTA ANA OLIVIA RODRIGUES ALVES_TCC.pdf784,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.