Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1525
Título: Aferição da temperatura de preparações e equipamentos, em uma unidade de alimentação e nutrição (uan) de uma indústria têxtil em fortaleza.
Autor(es): Medeiros, Jackeline Lima de
Teixeira, Thais da Silva Rodrigues
Palavras-chave: Temperatura
Equipamentos
UAN
Data do documento: 14-Jun-2022
Citação: TEIXEIRA, Thais da Silva Rodrigues. Aferição da temperatura de preparações e equipamentos, em uma unidade de alimentação e nutrição (uan) de uma indústria têxtil em fortaleza. 2022. 23f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O acompanhamento das aferições de temperaturas é uma conduta indispensável dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), pois assegura a inocuidade do alimento e visa à prevenção de multiplicação microbiana. O presente estudo teve por objetivo avaliar as aferições de temperaturas dos equipamentos e preparações do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição em uma indústria têxtil em Fortaleza. Foram aferidas as temperaturas durante 15 dias, dos equipamentos e preparações do almoço dos cardápios gerais e light quentes e frias: início, meio e final da distribuição. Os resultados foram analisados segundo as temperaturas preconizadas pelas legislações. Observou-se que as preparações servidas nos balcões light e tradicional, estavam inadequadas na maioria dos dias coletados. Já os equipamentos, se encontravam em temperaturas adequadas, exceto o pass though, por conta da alta demanda do equipamento. Portanto, conclui-se que a inadequações das temperaturas dos alimentos servidos pode levar os micro-organismos a ser um veículo de enfermidades ao consumidor, e que as temperaturas dos equipamentos, mesmo estando com maiores adequações também devem ser monitoradas, pois toda o processo do alimento deve ser inspecionado para garantir a segurança do alimento ao consumidor. Assim, recomenda-se o registro e controle de temperatura constantes em unidades de alimentação e nutrição.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1525
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAIS DA SILVA RODRIGUES TEIXEIRA - TCC.pdf370,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.