Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1511
Título: Ação coadjuvante da Passiflora incarnata L. Na terapia neuropsicofarmacológica da ansiedade: uma revisão integrativa
Autor(es): Paim, Raquel Teixeira Terceiro
Aguiar, Gabriela Teixeira
Palavras-chave: Passiflora incarnata
Transtornos de Ansiedade
Ansiolitico
Data do documento: 20-Jun-2023
Citação: AGUIAR, Gabriela Teixeira. Ação coadjuvante da Passiflora incarnata L. Na terapia neuropsicofarmacológica da ansiedade: uma revisão integrativa. 2023. 17f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2023.
Resumo: Introdução: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um dos principais motivos de afastamentos da rotina profissional no Brasil. Em sua natureza, se trata de uma emoção diretamente ligada a ação protetora, enquanto que sua forma patológica apresenta comumente preocupação excessiva e sintomas como crises de pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fadiga, tensão muscular, palpitação, irritação, agitação nervosa e sudorese, implicando negativamente no desempenho de atividades diárias. Estudos mostram que a utilização do extrato seco de Passiflora incarnata atua no sistema nervoso central produzindo efeito sedativo e melhorando a qualidade do sono e redução nos sintomas dessa patologia.Objetivo:Diante disto, o objetivo desse estudo é revisar na literatura científica a eficácia de Passiflora incarnata no tratamento do transtorno de ansiedade. Metodologia:Trata-se de uma revisão de literatura integrativa realizada no período de abril e maio de 2023, na qual foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados,National Library of Medicine (PUBMED) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) Foram utilizadas combinações entre as seguintes palavras- chave, consideradas descritores no DeCS (Descritores em Ciências de Saúde): “Passiflora incarnata”, “Transtornos de ansiedade”, “Ansiedade” ‘’Ansiolítico’’ e seus respectivos correspondentes em inglês. Incluiu-se na pesquisa publicações entre os anos de 2013 a 2023, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: Foram selecionados dez estudos sendo seis pessoas e quatro com animais. Grande parte destes experimentos foram realizados em população Europeia e modelos murinos. A matéria prima para preparação do extrato seco de Passiflora incarnata é retirada tanto de suas folhas, como de suas flores, frutos e caule, e o manejo do extrato foi realizado sozinho e também associado com benzodiazepinicos para comparação de efeito. Observou-se que os sintomas inquiteção, irritabilidade e ausência de concentração após administração do extrato seco de Passiflora incarnata nas concetrações entre 600mg e 2400mg, enquanto em ratos foi possivel perceber a remição de excitação neuronal, assim como, melhora da atividade gabaergica nas doses entre 200 e 600mg. Conclusão: Conclui-se que, o extrato seco subtraído de folhas, flores, caule e frutos de Passiflora incarnata tem potencial ação coadjuvante no manejo terapeutico do Transtorno de Ansiedade, e dessa forma, pode trazer importante impacto na melhora da qualidade de vida dos pacientes acometidos por tal condição. Contudo, são necessários mais estudos clínicos para verificação da sua efetividade.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1511
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA TEIXEIRA AGUIAR_TCC.pdf389,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.