Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1492
Título: O efeito da suplementação de proteína do soro do leite, leucina, creatina e vitamina d em idosos com sarcopenia e sua relação com o exercício físico: uma revisão sistemática
Autor(es): Cavalcante, Karla Pinheiro
Costa, Hannah Cristina Andrade
Palavras-chave: Sarcopenia
Exercício físico
Idoso
Creatina
Micronutriente
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: COSTA, Hannah Cristina Andrade. O efeito da suplementação de proteína do soro do leite, leucina, creatina e vitamina d em idosos com sarcopenia e sua relação com o exercício físico: uma revisão sistemática. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A sarcopenia é um distúrbio caracterizado pela perda generalizada e progressiva de massa e força muscular esquelética. Nesse âmbito, as intervenções devem focar, principalmente, no aumento da massa muscular e da força de importantes grupos musculares, para que seja feita uma abordagem relevante e eficaz. Portanto, esse estudo tem como objetivo verificar a eficácia da suplementação nutricional, associada ou não ao exercício físico, em idosos com diagnóstico de sarcopenia. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura englobando os trabalhos mais relevantes publicados em bases de dados eletrônicos: LILACS, CAPES, Science Direct e PubMed em que foram utilizados descritores de saúde e seus respectivos sinônimos em inglês: “Creatina”, “Exercício físico”, “Idoso”, “Micronutrientes”, “Sarcopenia”, combinados com operadores booleanos “AND”, “OR” e filtros para limitar os resultados. Foram selecionados 16 artigos, incluindo ensaios clínicos randomizados e duplo- cego, estudos de intervenção de grupos paralelos, estudos de coorte, estudos controlados e estudos de caso-controle. 14 estudos apresentaram resultados no que diz respeito à eficácia da suplementação de proteína do soro do leite, leucina, creatina e vitamina D em treinamentos de resistência, tendo uma predominância no ganho de massa muscular, aumento da força e melhora na função física. Dois artigos não obtiveram resultados satisfatórios com relação a um determinado tipo de suplementação. Os estudos sobre a melhora na massa muscular, força e função física determinados pela melhora nos parâmetros de velocidade e tempo de caminhada, força de preensão manual e sentar e levantar de uma cadeira, mostram a ligação entre o efeito da suplementação proteica e combinada em exercícios físicos resistidos, embora ainda sejam necessárias mais evidências atuais, principalmente com relação à suplementação de creatina.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1492
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HANNAH CRISTINA ANDRADE COSTA_TCC.pdf296,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.