Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1475
Título: Creatina e exercícios físicos de resistência, efeitos positivos e alterações renais: uma revisão integrativa.
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde.
Pereira, Bruno Barros
Palavras-chave: suplementação de creatina
creatina e exercício físico
Data do documento: 6-Jun-2002
Citação: PEREIRA, Bruno Barros. Creatina e exercícios físicos de resistência, efeitos positivos e alterações renais: uma revisão integrativa. 2022. 28f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: Um suplemento bastante utilizado no treino resistido é a creatina, que é composta de três aminoácidos (arginina, glicina e metionina). É encontrada principalmente no músculo esquelético (95%) e desempenha um papel importante no fornecimento rápido de energia durante a contração muscular através do sistema ATP-Fosfocreatina. Diante disto, nesse estudo realizou-se uma revisão integrativa de literatura, com o intuito de compreender os efeitos positivos e alterações renais da creatina em exercícios físicos. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro de 2021 a maio de 2022, com buscas nas bases de dados. PubMed e Scielo. Foram utilizados os seguintes descritores que constam no DeCS (descritores em ciência da saúde criado pela BIREME) e MESH (medical subject headings): “creatine supplementation”, “dose dependent creatine”, “creatine”, “Creatine Supplementation and Exercise Training”. A maioria dos estudos mostrou que a suplementação de creatina (CR) é importante para o treinamento de resistência e desempenho muscular e é um recurso eficaz no aumento da energia, pois a creatina está envolvida em um dos sistemas metabólicos de fornecimento de energia, no qual os bifosfonatos adenosina (ADP) são enzimaticamente ligado à fosfocreatina (CP) para regenerar o trifosfato de adenosina (ATP), a principal moeda energética. Após a suplementação de creatina, há mais CR nos músculos, o que favorece o aumento do fornecimento de energia por meio da ressíntese de ATP.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1475
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO BARROS PEREIRA - TCC.pdf333,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.