Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1472
Título: Análise da rotulagem de suplemento de cafeína segundo as normas de legislação (anvisa).
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde.
Lacerda, Ana Maria Moraes
Palavras-chave: Rotulagem de Produtos
Cafeína
Suplementos Dietéticos
Data do documento: 20-Jun-2022
Citação: LACERDA, Ana Maria Moraes. Análise da rotulagem de suplemento de cafeína segundo as normas de legislação (anvisa). 2022. 17f. Artigo. (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: A utilização incorreta da cafeína sem informação ou orientação adequada pode acarretar danos à saúde e, prejuízos no desempenho físico dos indivíduos. Devido a isso, este composto deve obedecer às orientações da Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que estabelece exigências por meio da Resolução no 18, de 27 de abril de 2010, as quais devem ser cumpridas pelos fabricantes desse produto. Considerando a importância da conformidade da rotulagem para a orientação do consumidor, esse trabalho tem como objetivo de estudo avaliar a adequação da rotulagem de suplementos de cafeína segundo as normas de legislação. O estudo trata-se de uma análise de caráter observacional de abordagem descritiva e quantitativa, no qual foram analisados os rótulos de suplementos contendo cafeína. A partir dos resultados obtidos conclui-se que muitos fabricantes distribuem seus produtos sem seguir as normas impostas pela legislação vigente. Essa constatação destaca a necessidade da fiscalização contínua e rigorosa dos rótulos de suplementos esportivos, com vistas a garantir que os consumidores tenham acesso a informações precisas sobre os produtos alimentícios.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1472
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA MORAES LACERDA - TCC.pdf622,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.