Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1213
Título: Consumo de suplementos e avaliação quantitativa do consumo alimentar por praticantes de musculação em Fortaleza-CE
Autor(es): Gomes, Isabela Limaverde
Brandão, Vinícius de Oliveira
Palavras-chave: Treinamento de resistência
Academias Esportivas
Macronutrientes
Suplementação
Data do documento: 14-Jun-2021
Citação: BRANDÃO, Vinícius de Oliveira. Consumo de suplementos e avaliação quantitativa do consumo alimentar por praticantes de musculação em Fortaleza-CE. 2021. 33f. Artigo (Graduação em Nutrição). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Com o aumento do número de pessoas matriculando-se em academias, ficou claro o interesse por parte dos alunos em questões voltadas à estética e a saúde. Desta forma, pessoas que buscam tais resultados dentro da sala de musculação, necessitam de cautela na ingestão de macro e micronutrientes. Os indivíduos precisam estar atentos a qualidade nutricional do consumo alimentar para a obtenção de resultados esperados, a partir desse entendimento, conseguem otimizar, estabelecer metas e objetivos para o destino final. Essa pesquisa visou analisar a ingestão de macronutrientes e suplementação de praticantes de musculação da cidade de Fortaleza-CE. É um estudo de origem transversal, descritiva e quantitativa, com coleta de dados por meio de perguntas envolvendo hábitos alimentares e aspectos socioeconômicos. A partir da compreensão desses fatores, foi possível traçar estratégias para aqueles alunos que optam pela musculação, a fim de atender às expectativas e evitar a saída da academia. Desta forma, foi efetuado a análise descritiva dos dados, relevantes para compreender como esses praticantes estão se alimentando, identificando os pontos corretos e os que podem ser melhorado, facultando um melhor desempenho dos profissionais, quando se trata de combinar os alimentos certos, no momento ideal para aproveitá-los. A coleta de dados foi realizada na Assessoria Esportiva de corrida em Fortaleza, para avaliar a ingestão dos macronutrientes e suplementação desses praticantes de musculação. Grande parte dos praticantes de musculação fazem o uso de suplementos alimentares, e suplemento mais utilizado foi o Whey Protein pelos desportistas, em seguida pelo BCAA e cafeína. Dos macronutrientes, a proteína foi o mais inadequado, principalmente pelo excesso.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1213
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINÍCIUS DE OLIVEIRA BRANDÃO_TCC.pdf766,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.