Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1188
Título: Desafios clinicos da hipomineralizaçao molar-incisivo: revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Bezerra, Caroline Rodrigues
Aragão, Marilia Girão
Data do documento: 10-Jun-2021
Citação: BEZERRA, Caroline Rodrigues; ARAGÃO Marilia Girão. Desafios clinicos da hipomineralizaçao molar-incisivo: revisão de literatura. 2021. 45f. Artigo (Graduação em Odontologia). - Centro Universitario Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: A hipomineralização molar-incisivo é um defeito de esmalte com causa sistêmica, caracterizado por uma alteração na sua translucidez, podendo acometer um ou até mesmo os quatro primeiros molares permanentes, associados ou não a alteração dos incisivos. Clinicamente, visualiza-se uma superfície lisa de espessura normal no esmalte com opacidades demarcadas e coloração que varia do branco ao amarelo-acastanhado. Dentre os desafios odontológicos observados em pacientes acometidos pela HMI nota-se o desgaste dentário acentuado, sensibilidade dental, perda do tecido de esmalte, maior suscetibilidade à progressão de lesões de cárie, necessidade de retratamento odontológico frequente, dificuldade na obtenção de anestesia local, e risco de desenvolver medo, ansiedade e problemas comportamentais durante o tratamento odontológico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre HMI, enfocando principalmente nos desafios encontrados durante os atendimentos e possibilitando ao cirurgião-dentista um melhor esclarecimento sobre diagnóstico e tratamentos, fundamentando assim suas decisões na atuação clínica. Foi realizada uma busca na base de dados Pubmed que engloba o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), o portal Science Direct e na Scientific Electronic Library Online (SCIELO), incluindo os artigos com informações determinantes e essenciais totalizando 30 artigos selecionados. Diante da literatura revisada pode-se considerar, que a HMI tem sido um grande desafio na prática clínica atual, tanto pelas suas consequências, quanto pelas dificuldades no manejo do paciente e no tratamento. Sua etiologia ainda não está totalmente definida, porém, estudos indicam ser multifatorial, com fatores sistêmicos e genéticos indeterminados. O estabelecimento de um correto plano de tratamento é fundamental para preservação do elemento dental, sendo necessário o conhecimento dessa alteração para o profissional fazer a melhor escolha.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1188
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE RODRIGUES BEZERRA MARILIA GIRÃO ARAGÃO_TCC.pdf372,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.